Proteção Animal Mundial anuncia vencedores do prêmio “Cidade Amiga dos Animais”

Sete dos nove municípios ganhadores são brasileiros, Curitiba destaca-se em várias categorias e ganha como vencedora geral

São Paulo, 21 de outubro de 2020 – A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental (ONG) que atua em prol da melhoria do bem-estar animal, anuncia os vencedores da segunda edição da premiação “Cidade Amiga dos Animais”. Voltado para cidades latino-americanas, o prêmio visa identificar e difundir estratégias inovadoras de manejo humanitário de populações caninas e felinas aplicadas de forma integrada por governos locais. Esse ano, sete das nove cidades reconhecidas são brasileiras.

Curitiba foi escolhida como vencedora geral, pois ganhou em duas categorias: estruturas e políticas efetivas e sustentáveis e prevenção e atendimento a maus-tratos contra animais e destacou-se em outras. O município receberá um prêmio de R$25 mil em equipamentos veterinários e/ou treinamentos de capacitação para melhorar as ações de manejo.

“Esse ano a premiação foi diferente, ao invés de trabalharmos por colocação, tivemos um vencedor por categoria e um ganhador geral – município que se destacou em mais de uma categoria -, isso nos permite valorizar mais iniciativas inovadoras e, com isso, inspirar outras cidades”, explica Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da Proteção Animal Mundial no Brasil.

O concurso contou com nove categorias e os candidatos puderam se inscrever em todas que apresentavam projetos. Para difundir e valorizar iniciativas inovadoras, garantindo que elas possam ser implementadas em outros municípios, a Proteção Animal Mundial publicará um livro digital com as nove melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos e fará um workshop digital para gestores municipais com as vencedoras, para que haja troca de experiências entre os municípios.

Nas demais categorias estão: Jundiaí (SP), vencedora na categoria controle da densidade populacional e da taxa de renovação; Conselheiro Lafaiete (MG), na categoria bem-estar dos animais em situação de rua; Barueri (SP), na gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários); Ponta Grossa (PR), na categoria saúde pública de qualidade; Curridabat (Costa Rica), em guarda responsável de animais; Cidade do México (México), no gerenciamento de conflitos entre animais de companhia e animais silvestres e/ou de fazenda; Maringá (PR), na categoria ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos - subcategoria inovação tecnológica; e São Paulo (SP), na mesma categoria, mas na subcategoria - inovação durante pandemia COVID-19.

Criado e coordenado pela Proteção Animal Mundial, o prêmio Cidade Amiga dos Animais conta com o apoio do OIE (organização mundial de saúde animal), do Instituto Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil (CFMV), da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) e da Coalizão Internacional para o Manejo de Animais de Companhia” (ICAM).
Nesta edição, a PANAFTOSA-OPAS/OMS nos apoiou no processo de avaliação dos projetos.

Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)
A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.

Editorias: Animais  Ecologia e Meio ambiente  Governo  Sociedade  Terceiro Setor
Tipo: Pauta  Data Publicação: 21/10/20
Tags: