Segmento de carros usados retoma a confiança do consumidor e volta a crescer em outubro

Setor de automóveis e comerciais leves usados cresceu 6,35% em outubro em relação ao mês de setembro. A retomada nas vendas já é uma realidade no país com consumidores cada vez mais satisfeitos.

A retomada da venda de carros usados em plena pandemia tem demonstrado que o segmento está cada vez mais estruturado conquistando a confiança do consumidor. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados esta semana revelam que a comercialização de automóveis e comerciais leves usados voltou a crescer em outubro (1.038.467 unidades) e teve um aumento de 6,35% em relação a setembro (1.018.758). E assim, tem sido sucessivamente desde o segundo semestre deste ano. No comparativo com outubro de 2019 (1.015.763), houve alta de 6,67%.

“O mercado de seminovos se reinventou nessa pandemia. A aceleração das vendas em plataformas digitais e o serviço de agendamento de horários de visitas foram essenciais para o reaquecimento do mercado”, comenta o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg) Glênio Júnior. Segundo ele, o cenário é ainda mais promissor nos próximos meses. “Acreditamos que até dezembro as vendas de seminovos alcancem os mesmos patamares de 2019”.
Para Glênio Júnior, a retomada rápida e expressiva também está associada à profissionalização do setor. “As revendedoras estão mais preparadas para atender ao exigente consumidor de carros usados. A venda de um veículo seminovo sempre exigiu um trabalho mais cauteloso e diferenciado. A gente tem percebido que o setor tem investido cada vez mais em segurança, em atendimento personalizado durante a venda e no pós-venda, promovendo transparência e tranquilidade ao cliente”. E acrescenta. “A Assovemg também faz uma avaliação criteriosa dos seus associados para garantir a efetivação desses requisitos tão importantes na compra de um usado”.
Maior revendedora de carros usados de Minas Gerais e com o estoque mais diversificado, o Carbig.com é exemplo de como o investimento em profissionalização, estratégia de vendas e marketing aumentaram as vendas e garantiram a confiança do consumidor. A empresa investiu pesado em tecnologia, em sua plataforma online e em outros serviços que proporcionaram agilidade, segurança e eficiência nas vendas.
Com um site moderno, ferramentas de visualização em 360 graus (Spincar) e consultores à disposição, o consumidor pode comprar um carro sem sair de casa. Pelo site www.carbig.com , o cliente consegue realizar todo o processo de simulação de compra, e de financiamento. “Esse projeto tem sido bastante eficiente. Nos últimos meses mais de 60% das nossas vendas foram via site, o que representou um aumento na comercialização de usados do Carbig.com”, revela Felipe Pessoa, diretor do Grupo Carbig.com
Desde o início da pandemia foi disponibilizado também o serviço Carbig em Casa. O cliente pode escolher o carro pelo site e um vendedor com equipamentos de proteção e segurança leva o carro até a casa do cliente para que ele possa verificar o que está desejando comprar.
Para Felipe Pessoa, a garantia de que a confiança do consumidor é uma realidade não está somente associada às vendas, mas também nos altos índices de satisfação dos clientes do Grupo Carbig. “Os dados obtidos em pesquisas constantes que realizamos revelam que estamos no caminho certo. 94% dos nossos clientes estão satisfeitos com a compra. De cada 10 clientes, 9 indicariam a empresa para um amigo e ainda mais de 70% desses compradores entregaram seu veículo usado na negociação”.
“Segurança e confiança andam juntas no Carbig.com, por isso todos os veículos são 100% vistoriados e passam por uma rígida inspeção e certificação de dados, incluindo quilometragem. Eles só são disponibilizados para a venda depois de receberem o certificado de procedência”, conclui Felipe Pessoa.

Editorias: Automóveis e Automotores  Negócios
Tipo: Pauta  Data Publicação: 10/11/20