A arte de soltar: Obsessão pelo controle de uma situação pode indicar a existência de um problema emocional
Image bank: pexels

Quem nunca se encontrou em uma situação desconfortável? Imprevistos sempre acontecem ainda mais em situações menos esperadas. Nem sempre é possível ter domínio sobre todas as coisas, porém são nesses momentos é que nossa paciência é testada e devemos ter o controle emocional sobre o fato em questão.

São em momentos como esse que a nossa atitude certa pode se tornar uma grande professora para que possamos aprender a lidar da melhor maneira possível com o inesperado, sem querer controla-lo.

Devemos ter sempre em mente que por mais que tentamos controlar tudo e todos, algo sempre vai escapar do nosso foco e estará acima da nossa vontade e, portanto, ainda nos encontraremos refém sob o julgo de situações inesperadas.

É comum do ser humano querer controlar ao invés de soltar uma situação desafiadora, tudo isso por conta do sentimento de incerteza e insegurança, reflexo de uma baixa autoestima e da incapacidade de controlar emoções negativas, como raiva e tristeza.

O indivíduo diante da incompreensão da capacidade de administrar momentos inesperados opta muitas vezes por desperdiçar suas energias prevenindo e controlando seus próprios gestos, os dos outros e tudo que possa desencadear algo de inesperado.

Não há mal algum em ser precavido e realizar um planejamento mais assertivo para o futuro, mas na tentativa de controlar tudo a sua volta, você pode acaba perdendo a sua naturalidade e talvez seja esse o momento para parar e refletir sobre tudo o que você está fazendo.

Entenda que no momento em que um indivíduo decide controlar as pessoas ao seu redor, ele passa a cultivar um comportamento autoritário, criando situações ainda mais desagradáveis.

É justamente esse tipo de comportamento que faz com que a pessoa perca a sua simpatia e confiança pelos demais e passa a ser vista como um problema. A obsessão pelo controle é uma indicação de que existe um problema emocional.

A insatisfação, constantes reclamações com relação aos outros, já é um indicativo que as coisas não andam bem e o problema provavelmente está dentro de você.

Por isso, é muito importante estar aberto para aprender com cada situação e principalmente perceber que controlar não é o caminho certo a ser seguido.

A solução a ser buscada é dentro de si mesmo, aprendendo a dominar seus medos e suas frustrações e ter a consciência de que o futuro é algo que ainda esta por vir e não lhe pertence.

A nossa vida é feita de imprevistos e incertezas e nada podemos fazer para mudar isso. Esteja ciente que apesar de todas as incertezas, você ainda tem controle total sobre o seu presente e deve iniciar hoje o seu processo de crescimento para se tornar uma pessoa melhor.


Sobre o Autor:

Nascido em Jaffa, Israel, Gad Adler é filósofo, terapeuta motivacional e palestrante.Formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Tel Aviv, escreveu o livro “Você não pode tudo!Mas pode e merece ser feliz.“; é criador do método Melhor Maneira de aperfeiçoamento emocional, espiritual e da consciência para uma vida melhor, além de administrar o site:www.melhormaneira.com.br com conteúdo motivacional e que leva o mesmo nome da técnica.

Insta: @melhor.maneira
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8AsBDCFpRuSiLlSXFhOUGQ
www.melhormaneira.com.br

Editorias: Feminina  Religião e Espiritualidade  Sociedade  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 18/11/20
Tags:
Informações para contato
Empresa: A MELHOR MANEIRA  
Contato: IMPRENSA  
Telefone: --

E-mail: imprensa@melhormaneira.com.br
Skype:
MSN: