Gestão de pessoas cresce em 2020, apesar da pandemia

No final do último ano, ninguém teria pensado nas adversidades que 2020 traria. Os desafios que a pandemia de COVID-19 trouxe ao planeta reverberaram em praticamente todos os segmentos profissionais - uns com mais impacto. A incerteza que varreu o mundo junto com o novo coronavírus acabou por trazer graves problemas econômicos. Deixou funcionários em situações estressantes e exigiu que profissionais de RH e empresas do setor de gestão de pessoas se reinventassem. Para lidar com esse novo panorama, todos precisaram fazer o seu melhor para manter tudo alinhado.

Mas, apesar dessas atribulações, a área tem conseguido prosperar e apresentar inovações significativas no enfrentamento da pandemia. A Ahgora Sistemas, empresa catarinense que desenvolve tecnologias para gestão de pessoas, apresenta números que representam como a companhia conseguiu manter um bom trabalho no gerenciamento de mais de 1 milhão de colaboradores na sua base de clientes.

A empresa contou com um aumento de mais de 100% na geração de caixa, foco da Ahgora depois que a pandemia começou a se espalhar pelo mundo. Ainda, contou com 30% de expansão no faturamento. A companhia registrou um expressivo crescimento entre as empresas corporativas e enterprise, que passaram a usar fortemente seu software e aplicações mobile em função do home office “obrigatório” causado pelo COVID-19 - o aumento gira em torno de 150% e, com isso, o uso de ferramentas mobile teve um grande avanço.

Internamente, a empresa teve um aumento de 30% na base de clientes e 25% no quadro de colaboradores. “Uma das grandes verdades que foram reveladas pela pandemia é a necessidade das empresas e do setor de gestão de pessoas se tornarem mais humanos, sem perder o senso de inovação. Tivemos a oportunidade de olhar dentro das casas dos colaboradores e entender melhor os desafios e situações únicas que eles enfrentam. Com base nessas experiências, aprendemos que precisamos oferecer um tipo diferente de jornada aos nossos clientes”, afirma Gustavo Godoy, CFO na Ahgora Sistemas.

Para 2021, além da empresa investir na aquisição de outros negócios com foco no desenvolvimento de software para RH, a Ahgora enxerga bons números. “Temos a previsão de 70% de crescimento e 30% de aumento de clientes na base, já que a expectativa é de que o trabalho remoto continuará a se expandir. Com isso, as tecnologias para gestão de pessoas e monitoramento da jornada de colaboradores serão ainda mais procuradas. Home office, presencial ou modelo híbrido de trabalho. Esse novo momento é um caminho sem volta.”, diz Godoy, que completa. “Para o próximo ano, a Ahgora está realizando acordos com parceiros locais para expandir o negócio e aumentar as vendas na América Latina, começando pelo México e Colômbia. Vamos trabalhar forte na internacionalização".

Fintech
A Ahfin, fintech RH incubada pela Ahgora Sistemas, também planeja voos mais altos em 2021. É especialista na saúde financeira das empresas e colaboradores, oferecendo produtos acessíveis, educação financeira e orientação sobre investimentos com o propósito de garantir que as conquistas pessoais sejam realizadas com uma vida financeira saudável. “A ideia é impactar cerca de 100 mil vidas usando os produtos da fintech no próximo ano. Estamos usando nossa base de dados para oferecer melhores taxas, serviços financeiros e um novo tipo de benefício para as empresas oferecerem para os colaboradores, incluindo educação financeira, seguro de vida, menor opção de taxa. Até 2024, nossa expectativa é de emprestar até R$ 5 bilhões. Queremos melhorar a vida dos colaboradores, o que reverte em produtividade”, completa Godoy.

A mudança repentina na cultura do trabalho trouxe novos desafios para o setor de gestão de pessoas. A prioridade máxima para as empresas da área é a resposta à crise e como manter os colaboradores engajados, fornecer os canais de comunicação e ferramentas certos para o trabalho remoto e muito mais.

Editorias: Economia  Internet  Jurídica  Negócios  Recursos Humanos  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 19/01/21
Tags:
Informações para contato
Empresa: Carlos Silva  
Contato: Carlos Silva  
Telefone: 11-22245763-100

E-mail: jonas.souza@xcom.net.br
Skype:
MSN: