Usend: fintech aposta no crescimento do mercado de câmbio brasileiro
Fernando Fayzano, CEO da Pontual Money Transfer (Foto: Steven Lippman)

A flexibilização das regras de câmbio a serem promovidas pelo Banco Central (Bacen), abrem boas perspectivas para fintechs a partir de 2020

O Usend, um dos serviços mais utilizados nos Estados Unidos por pessoas e empresas que precisam enviar dinheiro para o Brasil, começou a fazer também o caminho inverso. O brasileiro já pode fazer remessas daqui para os Estados Unidos por meio do aplicativo.

Ele integra uma gama de serviços de pagamentos internacionais da Pontual Money Transfer, empresa fundada em 2005 pelo brasileiro Fernando Fayzano, na Califórnia, que desde 2017 está focada em tecnologia para transformar a companhia em uma das líderes mundiais em pagamentos internacionais para o Brasil. No território americano, essa posição de liderança já foi alcançada, pois a empresa transacionou aproximadamente R$ 2 bilhões para o Brasil, somente este ano.

“O Usend já nasceu com DNA brasileiro”, diz Fernando Fayzano, CEO da empresa. Para ele, os atrativos do Usend em relação aos concorrentes – incluídos aí tanto os bancos tradicionais quanto outros serviços baseados em plataformas digitais – são agilidade e preço. “Basta comparar o preço final do Usend com o de qualquer outro serviço: temos o melhor custo”, afirma. Outro diferencial é que o Usend é o único serviço internacional de câmbio que mantém suporte ao usuário no Brasil em três idiomas. Dessa forma, caso tenha alguma dúvida na operação, o usuário pode recorrer à orientação de uma equipe de assistentes em português, inglês ou espanhol.

Com usuários em 60 países, a empresa aposta também em mercados como Portugal, Canadá, México e Espanha para fortalecer seu crescimento internacional. O objetivo é criar uma rede para facilitar e intensificar as transferências monetárias de brasileiros para qualquer parte do exterior, assim como as de pessoas de outras nacionalidades para o Brasil ou outros territórios, abrindo vias de diversas mãos que possibilitem a redução de custo para o cliente final.

Essa expansão do Usend se dá graças à captação feita pela Pontual, que trouxe para a fintech investidores como Jorge Paulo Lemann e o fundo Pier 18 LP (administrado pela Volt Partners), e à perspectiva de novos investimentos no primeiro semestre do ano que vem. Paralelamente, a empresa vem montando um time de executivos, investidores e advisors brasileiros, como Marcelo Peano, ex-sócio da GP Investimentos e responsável pela estratégia de investimento e M&A; Aloísio Matos, ex-Pinheiro Neto Advogados, liderando o desenvolvimento de novos serviços em um mercado altamente regulamentado; e Guto Cappio, ex-CEO da Agência SunSetDDB, responsável pela estratégia global de comunicação e marketing da companhia.

A entrada de novos recursos possibilita à fintech o desenvolvimento de produtos inovadores. É o caso do wallet internacional, uma conta digital nos Estados Unidos que poderá ser aberta por brasileiros, mesmo estando no Brasil, permitindo ao usuário investir e fazer compras no exterior de forma muito mais barata. Este serviço deve ser disponibilizado já no início de 2020. Com o lançamento da carteira digital, o potencial é alcançar o mesmo volume de transações feitas a partir dos Estados Unidos, ou seja, cerca de R$ 2 bilhões, também no sentido inverso. A expectativa da empresa para 2020 supera os R$ 20 bilhões em operações, considerando a chegada de novos produtos e serviços ao longo do ano. “Hoje somos uma empresa sólida, regulamentada, licenciada e auditada nos Estados Unidos, pronta para continuar crescendo e alcançar dimensão mundial”, finaliza Fayzano.

Expansão da marca

Com a chegada do publicitário Guto Cappio, como investidor estratégico, a divulgação do Usend também ganhou corpo e terá uma campanha veiculada em janeiro. A estratégia de comunicação para o Brasil é investir fortemente em uma campanha de branding para tornar a marca Usend referência no mercado de remessa de dinheiro para o exterior, consolidando os atributos de liderança, inovação e qualidade de serviço. O publicitário adiantou que será feita uma concorrência no final de janeiro para escolher a agência parceira para os próximos dois anos.

Pontual Money Transfer

Fundada em 2005, na Califórnia, Estados Unidos, a Pontual Money Transfer foi pioneira no envio de transferência de valores de acordo com as leis americanas e as regras do Banco Central do Brasil. Ao longo dos últimos 14 anos, a empresa desenvolveu tecnologia proprietária para fornecer serviços seguros e de baixo custo, oferecendo uma gama abrangente de soluções de pagamento. Com a recente criação do Usend, a Pontual Money evoluiu e tornou-se uma fintech, provedora de tecnologia de pagamento em moeda local – B2B e B2C – por meio de depósitos bancários diretos, retirada de dinheiro, pagamentos de contas, recarga de telefones pré-pagos, entre outros serviços.

Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Tipo: Pauta  Data Publicação: 19/12/19