20ª Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba tem como tema “50 anos de Stonewall”
18ª edição da Parada na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Foto por: Gabriel Bukalowsk

Com a presença de trios elétricos e apresentações artísticas, a parada acontece no dia 1º de Dezembro, em Curitiba. Tema deste ano relembra a Revolta de Stonewall, marco histórico de luta e visibilidade da comunidade LGBTI.

Organizada desde 2005 pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade – APPAD, com o apoio de outras entidades, o evento recebe um público expressivo todos os anos, com participação da população de Curitiba, região metropolitana, caravanas do litoral e interior do Paraná e também de outros estados. O objetivo do ato é contribuir para o enfrentamento da discriminação e violações de direitos contra a população LGBTI.

O tema “50 anos de Stonewall” recorda um marco histórico na luta pelos direitos e visibilidade do segmento LGBTI no mundo, seguido pelo slogan “E elas, Travestis, Transexuais, Transgêneras, Drag Queens e Afeminadas continuam na luta!” que chama a atenção para a transfobia no Brasil. Somos o país que registra mais assassinatos de LGBTs, sobretudo travestis e transexuais segundo levantamento feito pela ONG Transgender Europe.

A Parada de capital paranaense é considerada uma das primeiras no Brasil. Em janeiro de 1995, cerca de 500 pessoas participaram de uma caminhada, data que coincide com a fundação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT. Este ano são esperadas cerca de 60 mil pessoas em Curitiba.

Além de organizar a parada, a APPAD atua durante o ano todo na promoção e defesa dos direitos humanos, bem como na reparação de violações de direitos de diversos segmentos populacionais. Também são realizados pela associação, debates, palestras, oficinas, atividades culturais, entre outros eventos para a comunidade LGBTI.

A 20º edição da Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba será realizada no dia 1º de Dezembro, com concentração na Praça 19 de Dezembro (Praça da Mulher Nua) no Centro Cívico, a partir das 12h. A saída dos trios está prevista para as 15h e seguirá pela avenida Cândido de Abreu até a praça Nossa Senhora da Salete. Mais informações sobre as atrações e a programação do evento, são encontradas nas redes sociais da parada: facebook.com/paradalgbticuritiba e instagram.com/paradalgbticuritiba.

A realização do ato em Curitiba só é possível com a parceria e apoiadores que atuam com responsabilidade social, além das doações de voluntários. Evento oficial da 20º Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba no Facebook:

Será realizada uma coletiva de imprensa na sede da APPD no dia 29 de novembro, às 18h, para apresentação do tema e a justificativa.

SERVIÇO:

20º Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba
Data: 1º de Dezembro de 2019
Tema: “50 anos de Stonewall – E elas, Travestis, Transexuais, Transgêneras, Drag Queens e Afeminadas continuam na luta!”
Redes sociais: facebook.com/paradalgbticuritiba e instagram.com/paradalgbticuritiba
Evento oficial da 20º Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba no Facebook:
Cadastro e credenciamento para a Imprensa: bit.ly/paradacwbimprensa

Editorias: Cultura e Lazer  GLTB  Política  Terceiro Setor  Turismo
Tipo: Evento  Data Publicação: 27/11/19