CASACOR Brasilia recebe inovação e design da Arauco Melamina
Planeta Brasília / Paulo Octávio por Studio Gontijo Arquitetura e Interiores

Marca está presente em 5 ambientes da mostra apresentando toda a versatilidade dos seus produtos

Influenciado pelas curvas de Oscar Niemeyer, a Casa Manchete recebe a 28ª edição da CASACOR Brasília. Construída em 1978, para abrigar a sede da extinta TV e revista do Grupo Bloch na cidade, o espaço foi revitalizado para receber os 69 arquitetos, designers e paisagistas que trazem inovações e muito design distribuídos em 8 mil m².

Entre os 45 ambientes, a Arauco Melamina demonstra todo seu potencial sustentável com seus painéis madeirados de fontes renováveis em cinco ambientes, que relacionaram afetividade, sustentabilidade e tecnologia. A mostra acontece de 6 de setembro a 22 de outubro, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 1, número 975. Confira os espaços que a marca está presente.

Restaurante Arauco por Priscila Gabriel

Inspirado nos principais elementos que contornam o prédio assinado por Oscar Niemeyer, a arquiteta Priscila Gabriel buscou montar o cenário que demonstrasse o “lifestyle” dos anos 70 com mobiliário de antiquários que amplificam ainda mais o ar nostálgico. Formando uma tela de pintura, os painéis de muxarabi, feito com o padrão Louro Freijó, da Arauco, permitem que a luz entre de maneira a destacar o ar retrô do local. O produto possui uma marcante cor castanha clara, que lembra o mel, com estrias enegrecidas e paralelas, e catedrais alongadas, sob uma superfície levemente lustrosa.
Em perfeita harmonia com o painel, o bar e o gaveteiro feitos no padrão Pau-ferro complementam a decoração com sofisticação e elegância. Ao lado, o jardim aberto, que fica em frente a varanda, surge em meio aos painéis vazados trazendo frescor e o verde para parte interna do ambiente. No centro, as mesas feitas em Louro Freijó, Pau-ferro e Ébano preenchem o ambiente com tons e características únicas, que enriquecem ainda mais o décor.

Café Pausa e Prosa por Projeto VI+LA Arquitetura e Design

Com 132 m², as arquitetas e urbanistas Luma Moroshima e Priscila Gerardi criaram um espaço funcional, que transmite a ideia de sentir-se em casa. O ambiente busca o resgate de elementos retrô dos anos 60. Formas arredondadas e curvas aparecem no mobiliário, como em mesas, bancadas e sofá. A vegetação também se faz presente no interior do local, em meio ao metal nas esquadrias e adornos.
Os elementos naturais também ganham destaque. No teto, o padrão Autentic, da Arauco, evidencia o aspecto de um carvalho natural e transmite sensação de acolhimento. O produto também está presente no painel da área gourmet e nas mesinhas para os usuários do café. O padrão Ébano Chess se destaca logo na entrada pela tonalidade forte e contrasta com a pedra branca e a parede ao fundo. Já o padrão Blanche traz a serenidade que se funde com a área mais deslocada, espalhando o charme e a sofisticação pelo ambiente.

Espelho da Alma – Estar das artes por Hélio Albuquerque e Sonia Peres

Com diversas referências e memórias afetivas, o ambiente criado por Hélio Albuquerque e Sonia Peres resgata a história de João Caetano. Conhecido por sua paixão pela arte e pelo design, o espaço está recheado de objetos do homenageado especialmente selecionados para a mostra.
Funcionando como uma grande vitrine, uma estante confeccionada no padrão Gris, da Arauco, o ambiente recebe um diversificado acervo humanizando com objetos e obras de arte, convidando os visitantes para um passeio que remete a memória afetiva do João Caetano. A cor cinza levemente aquecida do padrão contrasta com a cor das paredes. Nos encontros dos espaços, uma moldura feita com o padrão Ébano, da Arauco, delimita o jardim lateral.

Loft Gabbro por Guel Arquitetos

Usado desde cerca de 5.000 A.C. pelos egípcios, passando pelos chineses, e finalmente pelos italianos no século XIX na mesma forma que conhecemos hoje, a técnica do uso de muro de gabião divide o Loft Gabbro, sendo o principal elemento do espaço. O ambiente foi pensado para ser sustentável em sua construção e manutenção.
No living, a marcenaria feita com o padrão Búfalo, Lançamento Avante!, da Arauco, valoriza a personalidade de cada peça escolhida, criando um espaço minimalista sem muitos objetos e ornamentos. Na cozinha, a tecnologia se une ao rústico: os armários, no mesmo padrão, que reproduz com fidelidade a sensação tátil do couro associado ao eclético cinza, criam um visual que destaca os eletrodomésticos em inox e a bancada com uma tonalidade clara.

Planeta Brasília / Paulo Octávio por Studio Gontijo Arquitetura e Interiores

Priorizando o aconchego e a tecnologia, a arquiteta Gabriela Gontijo assina o espaço de 145m² sem deixar de lado a Brasília histórica. Com diversas possibilidades, o ambiente é uma mistura de escritório, lounge, estande de vendas, living e sala de jantar, tudo com um ar residencial. Painéis de muxarabis pivotantes integram os espaços ao mesmo tempo em que conferem privacidade às áreas distintas.
O padrão Freijó, da Arauco, acompanha todo o forro até a parede do fundo do ambiente. A elegância da tonalidade cria um efeito de continuidade que é ampliado pela iluminação utilizada no encontro entre a parede e o teto. Ao fundo, um armário encobre os eletrodomésticos embutidos, deixando visíveis apenas quando utilizados. O espaço foi criado de modo que não tenha aparência de ambiente corporativo, ainda que algumas das funções desempenhadas no mesmo seja de cunho laboral.

Arauco Melamina
www.arauco.com.br

Uma das líderes globais no setor de painéis elaborados com madeira de fontes renováveis, a Arauco é a única empresa do segmento a contar com fábricas próprias em quatro continentes, com negócios distribuídos em mais de 75 países. Por ser um player atuante no mercado global, a multinacional possui a expertise de antecipar as tendências mundiais de design em mobiliário para o mercado nacional. A Arauco Melamina tem como foco desenvolver revestimentos versáteis de alto valor agregado para projetos comerciais e residenciais, atendendo demandas arquitetônicas, decorativas e de design. Com ampla variedade de soluções, a marca possui mais de 100 padrões únicos no Brasil, culminando no maior, mais completo e atualizado portfólio de MDF e MDP do mercado nacional.

CASACOR

Período: 6 de setembro a 22 de outubro de 2019
Horários: Terça a Sexta, das 15h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h
Local: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975, Brasília.

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Feminina  Imóveis  Industria
Tipo: Pauta  Data Publicação: 30/09/19
Tags: