Saiba o que tem por trás do seu pacote de macarrão instantâneo
Divulgação

Processos de segurança dos alimentos em toda a cadeia de produção, garantem a qualidade dos produtos da NISSIN

A NISSIN FOODS DO BRASIL fabrica um dos produtos mais queridos do país, o Nissin Miojo Lámen. O que quase ninguém sabe é que por trás do macarrão instantâneo existem processos de qualidade em toda cadeia produtiva. Tanto o Nissin Lámen quanto o Cup Noodles® contam com rigorosos controles na sua produção que vão desde auditoria nos fornecedores de todas as matérias primas até um programa de desenvolvimento e premiação de qualidade realizada com os distribuidores da empresa.
Desde a invenção do macarrão instantâneo, em 1958 pelo Sr. Momofuku Ando, um dos principais valores do produto era que fosse um alimento seguro e, até os dias de hoje, esse valor está presente em todas as decisões e processos da NISSIN no Brasil e no mundo.
Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos que fabrica, a empresa possui um Departamento de Garantia de Qualidade que é focado em entregar alimentos seguros aos consumidores. “Levamos muito à sério os valores do nosso fundador, tanto que aqui no Brasil desenvolvemos várias melhorias para tornar o processo ainda mais seguro, mudança que foram adotadas inclusive nas fábricas no Japão. Nosso objetivo é garantir a qualidade dos nossos produtos, do campo até a mesa do consumidor”, comenta Glaucia Tonelli, gerente geral de Qualidade e responsável técnica da NISSIN FOODS DO BRASIL.
No início do processo de produção os insumos passam por uma etapa conhecida como tempo de liberação, onde são realizadas análises antes da liberação da matéria prima para a produção. O mesmo acontece com os produtos acabados que ficam em quarentena antes de saírem para distribuição. Nesse processo, passam por várias análises e checagens que garantem a qualidade do macarrão instantâneo NISSIN.
A segurança engloba ainda etapas de pós-produção. A companhia audita todos os fornecedores, prestadores de serviços e transportadoras. No caso dos distribuidores conta com um programa de desenvolvimento que engloba auditorias anuais com foco em Sistema de Qualidade, segurança de alimentos e meio ambiente. Este processo resulta no Programa Prime Qualidade, que chancela a qualidade dos Distribuidores que comercializam os produtos NISSIN.
Para se ter uma ideia do impacto das ações de qualidade da NISSIN nos distribuidores, 23% deles construíram novos depósitos após auditorias realizadas pela empresa. Isso não só os credencia para trabalhar com a NISSIN, mas também com produtos de outros fabricantes por possuem o “selo de qualidade NISSIN”.
As transportadoras de produtos acabados também são ligadas aos processos de Qualidade da empresa e, periodicamente, participam de workshops que oferecem informações importantes para que o transporte dos produtos seja realizado com excelência. “Temos um processo rigoroso de ponta a ponta – desde o campo até a mesa do consumidor, pois nosso maior objetivo é entregar um alimento gostoso, rápido, prático e, principalmente, seguro a todos seguindo os valores que originaram a empresa há 60 anos,” completa Glaucia.

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Industria  Propaganda e Marketing
Tipo: Pauta  Data Publicação: 06/02/19
Tags: