Quimatic Tapmatic destaca na Exposibram manutenções que podem trazer economia de até 50% para mineradoras
Reparo de esteira de borracha com Plasteel Flex 80, da Quimatic Tapmatic

Com as margens de lucro cada vez mais apertadas – devido à queda mundial de preço das commodities e a persistente crise econômica – as mineradoras brasileiras precisam se desdobrar para manter seu maquinário em boas condições de uso.

O desafio é encontrar métodos eficazes de manutenção sem gastar acima das possibilidades. Participante da próxima edição da Exposibram (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, de 9 a 12 de setembro, em Belo Horizonte - MG), a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic lista algumas manutenções essenciais para mineradoras que podem ser feitas de forma altamente eficaz e, ao mesmo tempo, econômica.

“Com a escolha cerca de métodos e produtos, as mineradoras podem reduzir seus custos de manutenção em até 50% sem comprometer a qualidade dos equipamentos e a segurança dos trabalhos”, enfatiza Marcelo Françoso, gerente comercial da Quimatic Tapmatic.

A empresa lista, a seguir, alguns exemplos práticos de manutenção e os benefícios - e economias - que podem trazer para as mineradoras:

Limpeza de componentes elétricos – A fuligem e poeira do dia a dia na mineradora comprometem a passagem de corrente elétrica em quadros de energia e nos equipamentos. Entre os prejuízos comuns estão o aumento do consumo de energia e o superaquecimento da rede elétrica, oferecendo o risco de faíscas, chamas e até explosões. Para evitar estes problemas e garantir conexões com boa condutividade elétrica, o ideal é efetuar a limpeza rotineira dos contatos elétricos. A Quimatic Tapmatic sugere a limpeza com soluções em aerossol de evaporação rápida que não deixam resíduo e sejam capazes de penetrar na sujeira e remover de forma imediata poeira, teias de aranha, umidade e óleo das instalações. A empresa disponibiliza para a tarefa o Limpa Contato Elétrico Ação Imediata, para uma remoção rápida e eficaz das sujeiras em superfícies frágeis ao contato com produtos químicos, e o Limpa Contato Elétrico Não Inflamável, que mesmo antes da evaporação total não propaga chama em equipamentos ligados a uma tensão de até 2000 Volts.

Recuperação de equipamentos desgastados – Devido à abrasão causada por particulados de minérios e outras substâncias químicas, máquinas e equipamentos de mineradoras apresentam desgaste prematuro, fissuras e até quebras de estruturas metálicas. Uma solução para resolver o problema de forma econômica e manter os equipamentos em plenas condições de uso são os reparos com resinas epóxi de alta resistência Plasteel. Ideais para o uso em exaustores, bombas, moinhos de bola, entre outros equipamentos da mina, os produtos recuperam superfícies desgastadas e também são ideais para criar camadas de sacrifício em equipamentos novos. O resultado é um aumento de vida útil do equipamento, evitando a necessidade de investimento prematuro em máquinas novas. Com os produtos, também há aumento de produtividade, pois as resinas mantêm os equipamentos em pleno funcionamento e ajudam a reduzir o número paradas emergenciais para conserto das máquinas.

Reparo em esteiras de borracha – As correias de borracha das esteiras se desgastam rapidamente devido ao transporte e atrito com os minérios. Ao invés de trocar estas correias a cada rasgo ou furo, uma solução é repará-las com borracha a frio. A Quimatic Tapmatic sugere o uso de Plasteel Flex 80, que repara áreas desgastadas das correias sem a necessidade de desmontagem da esteira, tornando a manutenção muito mais rápida e econômica. Quanto maior é o custo da correia, maior é a economia alcançada com o reparo. Flexível, altamente resistente a tensões de alongamento e à abrasão, o produto não exige mão de obra especializada e pode ser utilizado tanto na forma líquida como em massa.

Conserto de vazamentos – As mineradoras precisam estar preparadas para reparar com velocidade vazamentos em tubulações. Afinal, boa parte da movimentação de minerais é feita com auxílio de água por meio de tubulações que operam com alta pressão e temperatura no transporte polpa de minérios, água de reúso, entre outras soluções. Para estancar os vazamentos rapidamente – e assim evitar perda de produtividade - a Quimatic Tapmatic lançou na última edição da Exposibram a bandagem industrial Taperepair® high strength. O produto garante o reparo emergencial de tubulações com vazamento em até 5 minutos (tempo de aplicação da bandagem, que imediatamente irá estancar o vazamento) e tem cura total em 30 minutos.
Fácil de aplicar e muito resistente, a bandagem Taperepair é impregnada com resina polimérica, hidroativada em água doce ou salgada, e repara de forma segura, rápida e eficaz trincas, furos e desgastes em tubulações feitas de metal, plásticos ou fibras. Após a cura do produto, as mineradoras podem voltar a utilizar imediatamente a instalação.

Desengraxe de Máquinas – O desengraxe de equipamentos e máquinas em mineradoras – como escavadeiras, retroescavadeiras, empilhadeiras, entre outros - pode ser feito com produto ecologicamente correto. Além de garantir uma limpeza mais sustentável, a solução reduz o custo com o descarte após a separação dos resíduos. Para o trabalho, a Quimatic Tapmatic desenvolveu o desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV, que pode ser diluído até a proporção 1:100. Biodegradável, não inflamável e sem metais pesados em sua fórmula, o desengraxante contém na fórmula o aditivo ED, de Extremo Desengraxe. O produto também se destaca por ser indicado para todos os tipos de metal e possuir odor cítrico leve que não incomoda os operadores.

A Quimatic Tapmatic irá expor estas e diversas outras soluções para manutenção em mineradoras no estande O12 na Exposibram 2019. Para mais informações, acesse: acesse: http://www.quimatic.com.br/solucoes-industria/mineradoras/

Exposibram 2019 – Exposição Internacional de Mineração.
De 9 a 12 de setembro, das 13h às 21h, no Expominas, em Belo
Horizonte (MG)