Linha de água purificada nas indústrias requer cuidados especiais na limpeza e sanitização
Projétil de espuma do UC System (à esquerda) após limpeza de tubulação

A água é um insumo fundamental na produção industrial dos mais diversos produtos. Por isso, a limpeza e a sanitização das linhas que transportam o líquido nas indústrias precisam ser feitas de forma eficaz e responsável. Estes cuidados ajudam a evitar a contaminação das tubulações e dos produtos, o retrabalho e os danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.

Vale lembrar que linhas de água purificada mal cuidadas favorecem a formação de contaminantes como o biofilme microbiano e o rouge (contaminação ferruginosa), gerando diversos danos à produção industrial. Estas contaminações resultam em milhões de dólares de prejuízo por ano para os setores de cosméticos, alimentos, produtos farmacêuticos, entre outros segmentos.

Combate aos contaminantes - De acordo com a Ultra Clean Brasil - empresa que produz soluções para a limpeza a seco de tubulações industriais - para evitar problemas é necessário que as indústrias criem uma cultura de prevenção de contaminantes, com uma política rigorosa no controle de qualidade e segurança das linhas de água purificada. Ou seja, quanto mais investimento em prevenção, menos prejuízos na produção.

Esses investimentos podem começar pelo treinamento de higienização para os técnicos, colaboradores e funcionários. Também é importante incluir as boas práticas na manipulação dos equipamentos (proteção contra os contaminantes) e utilizar um método eficaz de sanitização e manutenção da limpeza.

Para chegar a estes resultados, a indústria deve fazer a inspeção constante das tubulações, mangueiras e demais instalações. Além disso, são necessárias análises periódicas físico-químicas e microbiológicas. Ou seja, é preciso estabelecer um ciclo de limpeza com intervalos regulares.

É comum que as sanitizações convencionais sejam feitas através de química, térmica e ozônio. Mas, de acordo com a Ultra Clean, estas soluções não são práticas por levarem ao desperdício de água, produtos, tempo e insumos.

Uma alternativa eficaz apresentada pela empresa é o sistema de limpeza a seco Ultra Clean System (UCS). Composta por lançador pneumático, bicos de 06 mm a 4,5" e projéteis de espuma especial de poliuretano expandido, a tecnologia limpa a seco e em questão de segundos as tubulações industriais.

A limpeza que o UCS oferece é mais profunda que os métodos convencionais, defende a Ultra Clean, pois o projétil é inserido com diâmetro 20% maior que as extremidades internas da tubulação. Ao sofrer o impacto da pressão do ar comprimido, a reação do projétil (graças a sua porosidade) é de se expandir. Isso causa um atrito muito maior nas paredes internas das tubulações, fazendo durante a limpeza uma "escovação".

A "escovação" remove os resíduos que a limpeza convencional com produtos químicos (que são líquidos) e água não é capaz, porque contaminantes como o biofilme exigem ação mecânica para a remoção de todas suas camadas.

Com o método de higienização Ultra Clean System e também com a inspeção habitual, as linhas de água purificada ficam protegidas e é possível não só combater focos de contaminação e impurezas, mas também prevenir a formação de novos problemas.

“Com o Ultra Clean System as indústrias podem evitar perdas e prejuízos desde o início da produção e garantir a pureza da água”, enfatiza Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil. “Esta é a única solução que garante 100% da remoção de contaminantes em linhas de água purificada”.

Para mais informações sobre a tecnologia Ultra Clean System, acesse: www.ultracleanbrasil.com.br

Ultra Clean Brasil
ultraclean@ultracleanbrasil.com.br