Braços e pernas com dores constantes podem indicar câncer ósseo
Foto: Divulgação

O câncer ósseo é responsável por 2% do total de tumores diagnosticados no Brasil. Na maioria dos casos, a dor persistente é o principal sintoma da doença – o que pode confundir o paciente, atrasar a procura por acompanhamento médico e dificultar o diagnóstico precoce. Por isso, as ações de conscientização e alerta para a população são tão importantes. Este mês, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), promove campanha de prevenção sobre esse tipo de tumor: o “Julho Amarelo”.

Os ossos mais longos, como os da coxa, braços, coluna e bacia são os mais atingidos. Segundo a ortopedista do Hospital Santa Cruz, Dra. Maria Olivia von der Osten Sallum Menezes, os cânceres ósseos primários são mais comuns em crianças e adolescentes. Por isso, é preciso redobrar a atenção em caso de reclamações de dor constante, com pouco alívio mesmo com uso de analgésico e anti-inflamatório.

Nesse caso, é importante procurar um serviço especializado para fazer a investigação. “Existem outras patologias que podem causar os mesmos sintomas, mas deve-se incluir nas hipóteses diagnósticas o câncer ósseo”, ressalta a ortopedista.Ainda de acordo com a Dra. Maria Olivia, apesar de a população jovem ser mais atingida, os adultos também devem ficar atentos aos sintomas. “Em casos secundários, com metástases, são mais comuns em adultos e idosos”, completa.

O tratamento depende muito do diagnóstico precoce. “Na década de 1970 a amputação era a cirurgia mais realizada para a maioria dos tumores ósseos. Atualmente, com a evolução dos exames de imagem, como ressonância, tomografia e cintilografia, assim como do tratamento quimioterápico e radioterápico, as cirurgias têm obtido melhores resultados na reconstrução após a ressecção do tumor, tornando melhor a qualidade de vida dos pacientes”, conclui a médica.

Prevenção
Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2040, a incidência de câncer deve aumentar 63% em todo o mundo. No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), serão quase 600 mil novos casos somente em 2019. Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Hospital Santa Cruz realiza campanha permanente.

O “Julho Amarelo” alerta sobre o câncer ósseo. Em agosto, a cor verde conscientiza sobre os linfomas. Até o final do ano, o cronograma prevê ainda o “Setembro Roxo”, dedicado à prevenção do câncer de pâncreas; o “Outubro Rosa” contra o câncer de mama; o “Novembro Azul” sobre câncer de próstata; e o “Dezembro Laranja” focado na prevenção do câncer de pele.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.

Editorias: Saúde
Tipo: Pauta  Data Publicação: 23/07/19