Abertura de Centro-Dia no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro

Para envelhecer bem e ao lado de quem se ama

A partir de 12/02, em Botafogo, estará aberto espaço que inova ao adotar o conceito de Centro-Dia previsto na Política Nacional do Idoso, para acolher pessoas próximas aos 60 anos que necessitam de cuidados durante o dia e que voltam para suas casas à noite

Um centro de convivência para acolher, cuidar e promover o convívio e a sociabilidade dos idosos durante o dia, enquanto seus familiares desempenham as tarefas diárias. Essa é a proposta do Avance Centro-dia (www.avancecentrodia.com.br), que estará com as portas abertas a partir de 12/02, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

Os maiores objetivos do espaço são: promover um envelhecimento digno, com uma rotina mais alegre e dinâmica entre pessoas com idades próximas; e manter os vínculos sociais e familiares do idoso, já que todos voltam para suas casas à noite; e colaborar com a melhoria nos aspectos fonoaudiológicos de deglutição, fala e linguagem.

O Avance tem ainda mais importância quando se sabe que o Rio de Janeiro é o estado com maior parcela da população idosa do Brasil, com 18,7% do total dos moradores em 2016. Em todo o país, a taxa é de 14,4%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE.

ROTINA MAIS ALEGRE E DINÂMICA
Idealizado pela especialista em Saúde do Idoso, fonoaudióloga e gerontóloga Carolina Ruiz, a casa onde vai funcionar o Avance Centro-dia, das 8h às 18h, foi totalmente adaptada para as necessidades de pessoas da terceira idade, e vai funcionar na Rua Álvares Bogerth, em Botafogo.

O rol de atividades disponíveis para os idosos, já a partir do dia 12/02, inclui exercícios para a memória e para os sistemas cognitivo e motor fino, além de sessões de alongamento, aulas de artesanato, culinária, canto, teatro, jardinagem/ horta, tecnologia, pintura, desenho e, também, jogos recreativos e “dia da beleza”.

Cinema, baile e sarau fazem parte da programação sociocultural da casa, que prevê, ainda, saídas em grupos para passeios, para quem tiver interesse.

Editorias: Cultura e Lazer  Saúde  Sociedade  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 08/02/19
Tags:
Informações para contato
Empresa: Dedicata Comunicação  
Contato: Jaciara Rodrigues  
Telefone: --

E-mail: rjaciara@uol.com.br
Skype:
MSN: