Livro mostra como se organizar pode trazer bem-estar e harmonia

Lançamento com sessão de autógrafos de “A arte da organização” acontece dia 14/9 na Livraria Travessa da Barra da Tijuca

Falta de tempo, acúmulo de funções, excesso de objetos, escassez de espaço, autocobrança podem ser alguns dos sabotadores para o destralhamento. Por outro lado, derrubar essa resistência e livrar-se do que não tem mais utilidade material ajuda a atingir paz interior, harmonia, equilíbrio e bem-estar, segundo a professora e mestre em Educação Eliana Marta Seraphim, autora de A arte da organização: do concreto ao abstrato (Autografia).

O lançamento com sessão de autógrafos do livro será realizado no próximo dia 14/09, na Livraria Travessa da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a partir das 18h. Um dos objetivos da obra é desmistificar a organização como um dom ou uma possibilidade para poucos. Ao contrário: ela estimula a prática e a repetição de ações simples como processo, hábitos fundamentais para que toda e qualquer pessoas atinja a competência de ser organizado.

A publicação é um livro de ajuda mútua, de compartilhamento de experiências de sucesso amparadas por conceitos que levam o leitor (ou a leitora, em maior medida) a entender, por exemplo, como ter domínio sobre a própria casa pode ser libertador e a procrastinação, inútil.

“A obra nasceu da minha experiência pessoal e profissional. Ao longo dos meus anos de trabalho, tive que conciliar os diversos papéis da mulher, mãe e profissional, tendo que gerar resultados sem deixar de me cuidar e administrar a minha casa sem a minha presença. Esta é minha contribuição acerca de uma organização como arte, não como obrigação”.

Para a autora, essa arte é ainda um estímulo para que os que vão realizar rotinas mantenham as coisas em ordem e também procurem neste processo um resultado estético além da limpeza e da arrumação. “É fundamental encontrar prazer e satisfação visual no resultado final”, reforça Eliana.

A arte da organização oferece benefícios tangíveis graças ao método que Eliana desenvolveu - focado na sequência DLA: Destralhamento, Limpeza e Arrumação, que tem como resultado a organização baseada também no que cada pessoa entende que ela é. Entre os pontos essenciais do livro estão dicas de dobras de roupas para conseguir muito mais espaço no closet e guarda-roupas; a guarda de documentos; a tabela de temporalidade de documentos para pessoa física; e lista de eletrodomésticos importantes para se ter em casa, por exemplo.

E há também os ganhos intangíveis, que têm relação com os benefícios emocionais que essa organização traz para a vida dos indivíduos. O objetivo, claro, é levar à aplicação desses conselhos em prol do tempo para outras atividades importantes individualmente e/ou com a família.

A arte da organização
Editora: Autografia
Formato: 16x23cm
Páginas: 130
Preço: R$ 39,00

Sessão de autógrafos
14 de setembro – sexta-feira
Livraria Travessa Barra da Tijuca (Avenida das Américas – 4666 / 220)

SOBRE A AUTORA

Eliana Martha Seraphim é professora, mestre em educação, que atuou em todas os elos da cadeia de valor da educação – desde a regência em sala de aula, à gestão de projetos e unidades educacionais, do ensino básico ao superior. Em todas as suas atividades profissionais a organização sempre teve presença destacada, o que a levou a dedicar este momento de sua vida profissional à educação de pessoas para a organização pessoal.

Assessoria de imprensa
Andréa Drummond: dea.drummond@dedicatacomunicacao.com.br - (24) 98824-1512