GBOEX implanta ações para cumprir Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
...

Em agosto deste ano, começa a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nº 13.709/2018, que regula o tratamento de dados pessoais e altera artigos do Marco Civil da Internet. O GBOEX - Previdência e Seguro de Pessoas já atua para cumprir a lei e intensificar o trabalho que desenvolve ao zelar pela privacidade e segurança de seus associados, parceiros e colaboradores. No dia 7 de janeiro, para informar os seus colaboradores, publicou uma circular com definições sobre o tema e designou o Comitê de Proteção de Dados do GBOEX. O grupo deverá mapear os processos da empresa e cuidar da adaptação aos parâmetros que estão em conformidade com a Lei.
Com as mudanças da legislação, as informações pessoais deverão receber proteção especial em todos os empreendimentos e uma série de diretrizes deverão ser seguidas pelas instituições para garantir o “correto arquivamento, processamento, captura, reprodução e utilização de qualquer dado de colaboradores, parceiros ou associados”, destaca o diretor técnico Otomar Azeredo, nomeado o controlador do processo. Com a novidade, o Brasil passa a fazer parte de um grupo de países que dispõe de lei específica sobre o tema e ela exige atuação preventiva para a proteção. Outras iniciativas também integram o plano de ações do GBOEX, entre elas, intensificar a comunicação sobre o tema, com esclarecimentos e orientações por meio de boletins quinzenais e intensos trabalhos voltados à capacitação dos colaboradores para melhor adaptação e treinamento das questões sobre a Lei.
O GBOEX destaca que muitos desses cuidados e mecanismos de proteção já são aplicados nas rotinas da empresa, de modo a preservar a segurança das informações e o relacionamento com seus clientes e corretores de seguros. Com a lei, serão agregados mais processos e mecanismos de controle ao negócio.

Conheça o comitê:
Diretor-presidente: Ilton Roberto Brum de Oliveira
Controlador- diretor: Otomar Francisco Umann Azeredo
Encarregado (DPO): gerente Luiz Evonir Nascimento Guazina
Operador: superintendente Marcelo Boligon de Araujo
Apoiadores: superintendentes Ana Maria Rabello Pinto, Leonardo Martins Neustadt e Paulo Antonio Barni; e a gerente Mara Rodrigues Pereira

Editorias: Negócios  Seguro e Previdência
Tipo: Pauta  Data Publicação: 21/01/20