Orquestra Sinfônica e Coro já preparam concerto de Natal no Pedro II

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) já está preparando o concerto especial de Natal, tradicionalmente apresentado no Theatro Pedro II com participação dos coros adulto e infantil. A apresentação será dia 21 de dezembro, sábado, às 20h30, e encerra as atividades da Sinfônica no ano.

Conhecido como Natal Luz, o concerto contará com cinco solistas, que têm participado de vários concertos e montagens de ópera da OSRP: Alan Faria (tenor), Yuka de Almeida Prado (soprano), Carla Barreto (soprano), Cristina Modé (mezzo soprano) e a flautista Riane Benedini Curi. O concerto contará com apresentação dos coros adulto e infantil da OSRP.

Reginaldo Nascimento será o regente. “Será a grande festa do Natal. Estamos preparando um concerto mais que especial para encerrar o ano da OSRP e para iniciar o período de festas natalinas com muita arte”, comenta. Segundo o maestro titular da OSRP, os ensaios deste programa iniciaram há um mês e a expectativa é lotar o teatro. “Ribeirão Preto tem nos prestigiado enormemente durante todo o ano e esperamos apresentar uma noite emocionante para nossa cidade”, anuncia.

O concerto reunirá no palco cerca de 70 vozes dos coros adulto e infantil. As crianças farão uma abertura especial. “São vozes que dão um brilho diferente no concerto e anunciam a noite de Natal”, explica a regente de coros Snizhana Drahan, que também está fazendo a direção cênica deste espetáculo.

O programa terá canções tradicionais de Natal de vários países com arranjos feitos sob encomenda pelo clarinetista da OSRP, o ucraniano Bogdan Dragan, músico arranjador que tem feito arranjos para maestros no Brasil e orquestras na Europa. “A ideia foi valorizar os diferentes grupos de instrumentos, com destaques especiais, em cada momento, para cordas, sopros, percussão e madeiras, dando um colorido diferente a cada instante”, explica o arranjador.

“Estamos animados com a produção deste espetáculo. A equipe administrativa, os músicos da OSRP, os coros, o maestro e a regente de coro estão trabalhando intensamente para apresentar o maior espetáculo de natal da cidade e traduzir em notas os melhores sentimentos para nossa cidade”, diz Silvio Contart, presidente da Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da OSRP. O Natal Luz é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Associação Musical de Ribeirão Preto.

Agenda Concerto Natal Luz
Dia: 21/12