Núcleo de Contadores de Histórias promove encontro neste sábado (26) com participação de Tina Oliveira
...

Neste sábado (26), às 10h, o tradicional encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto entra em cena com a participação especial da contadora de histórias, Tina Oliveira. A atividade faz parte da 40tena cultural da instituição e acontece na plataforma de reuniões Zoom. Interessados em participar devem acessar o link disponível na bio do Instagram da instituição. A atividade também será transmitida no site da Fundação: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Segundo a coordenadora do projeto, a atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, a convidada do dia, Tina Oliveira, que também é membro do grupo, irá trazer algumas vivências da área, bem como fará proposições aos participantes, ideias que norteiam o trabalho desenvolvido por ela e, também, interações com palavras, frases e miniaturas. “Sentimos a necessidade de uma reinvenção nesse modo de se relacionar com o público. A Tina é uma contadora dinâmica e tem a vertente do humor, conseguindo sempre colocar a relação humana de um modo alegre e divertido”, explica.

Para a atriz, cada contador tem sua forma de contar histórias e o compartilhar da convidada será de extrema generosidade para os participantes. “A troca sempre alimenta os contadores de histórias”, conta Míriam. Ela ainda reforça a ideia de que é sempre necessário que o locutor saiba trabalhar as características do humor, para que seja algo espontâneo e não forçado. “A Tina atinge isso, ela é espontânea, alegre e verdadeira e tem propriedade para trabalhar isso”, completa.

Os encontros do Núcleo, que antes da pandemia aconteciam na sede da Fundação do Livro e Leitura, em Ribeirão Preto (SP), foram adaptados para a plataforma de reuniões Zoom durante a quarentena decretada em função da pandemia do novo Coronavírus. A transmissão tem acontecido simultaneamente pelo canal YouTube da Fundação e site e, com isso, cada encontro acaba atingindo um público que antes não conseguia acompanhar os encontros mensais.

A coordenadora do Núcleo acredita que por conta do projeto estar sendo oferecido remotamente pela internet tem conseguido chegar a pessoas que nem sonharam em participar um dia. “Ao longo desses meses da quarentena tivemos pessoas de outras cidades participando, o que não seria possível no encontro presencial por conta da distância das localidades onde residem. Nos últimos encontros tivemos participantes de São Paulo, Santos, Mato Grosso e de outras cidades do Estado de São Paulo”, comenta Miriam.

A atividade se manteve intermitente durante toda a pandemia e isolamento social, causados pela Covid-19. Míriam conta que a permanência da atividade neste contexto tem sido um desafio contínuo, mas com muitos aprendizados para o grupo. “Penso que as pessoas buscam um relacionamento humano em que possa haver troca, sensibilidade e responsabilidade. E ao longo desses anos todos, não só nos encontros online, fomos desenvolvendo este caminho. Somos como gotinhas de chuva, que regam as camadas mais profundas do ser humano e, aí, explode no coletivo”, conclui a coordenadora.

Núcleo de Contadores de Histórias
A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês, frequentemente no último sábado do mês, pela manhã.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para agosto de 2021 devido à pandemia de Coronavírus.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

SERVIÇO
O que: Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto com participação da contadora Tina Oliveira (atividade online)
Data: 26 de setembro (sábado)
Horário: 10h
Participação: aberta e gratuita pela plataforma Zoom – link disponível na bio do Instagram: @fundacaolivrorp.
E pela nova plataforma da Fundação (site): https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Acesse os canais da Fundação para mais informações:
Site www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram (@fundacaolivrorp)