Miriam Paterno ensina como montar uma Ceia de Natal em casa
...

Quem pretende economizar pode optar por alimentos mais em conta e abusar da criatividade na montagem do cardápio

Ribeirão Preto (SP), 11 de dezembro de 2019 – A Ceia de Natal envolve diversas etapas, entre elas, escolher alimentos tradicionais desta época do ano e montar uma mesa de jantar que chame a atenção dos convidados. Para quem deseja preparar em casa uma ceia mais econômica, porém saborosa e sem perder o requinte do Natal, a banqueteira e gerente do Buffet Black Tie, Miriam Paterno, dá algumas dicas.

Uma delas é pensar em como agradar a família, os amigos e os convidados. “Se você gosta de cozinhar, parabéns! Prepare seus pratos especiais para a ceia e esteja preparado para receber os cumprimentos”. Já para o público que é avesso às panelas, hoje em dia fica mais simples encontrar opções de cardápios produzidos por rotisserias e pessoas especializadas na produção gastronômicas. Porém, a banqueteira recomenda que é sempre bom ter algo feito pela anfitriã na mesa de Natal. “Isso dará à ceia um toque personalizado, demonstrando aos convidados o carinho em recebê-los em casa”. Segundo ela, deixar algum item feito em casa, como uma entrada, uma salada, um molho ou até mesmo uma sobremesa, é uma boa alternativa.

Quanto aos alimentos que devem prevalecer, Miriam sugere a opção de seguir com os tradicionais, sabendo que os convidados apreciam essas comidas nesta época do ano, como peru, tender, leitoa e chester. Uma dica da banqueteira é prepará-los com crostas de amêndoas, molhos e caldas e optar por saladas frescas com frutas e castanhas natalinas. “Não esqueça das guarnições, como a farofa para rechear o peru, o arroz com amêndoas ou com champanhe. E lembre-se, legumes acompanham bem qualquer tipo de carne”.

Mas, para quem pretende economizar, Miriam Paterno explica que a melhor opção para não gastar muito é preparar os alimentos em casa e optar por um cardápio mais enxuto, com menor variedade de pratos. “Elabore apenas uma entrada saborosa como uma salada de trigo grosso com coalhada seca, uma carne que agrade e guarneça com uma massa e legumes”, orienta. Outra opção, também mais em conta, é preparar uma massa recheada com queijos, servida com uma manteiga de sálvia. Para a sobremesa, fique com o tradicional e infalível: o sorvete. A banqueteira alerta que montar uma mesa com frutas frescas como uvas, pêssegos, nectarinas, figos e romã e servi-las com sorvete de nozes ou uma torta do sabor que preferir também é uma opção mais em conta. “Mesmo simples, mas feito com muito capricho e bom gosto, a ceia fará toda a diferença. Cabe até uma decoração com mimos e flores”.

E por falar em decoração é outro ponto que não deve ser esquecido. “Na árvore de Natal é bacana colocar os presentes ou pequenas lembranças. Laços vermelhos ou dourados nos guardanapos e um vaso bonito para arrumar a mesa principal da ceia são algumas sugestões”, conclui a gerente do Buffet Black Tie.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, Valter Jossi Wagner
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro.

Editorias: Alimentos  Economia  Feminina  Gastronomia  Masculino  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 11/12/19
Tags:
Informações para contato
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

E-mail: valter@verbo.jor.br
Skype:
MSN: