Dia de Doar 2019 cresce e mostra a união do país pela solidariedade

Mobilizar o Brasil para tornar o país mais generoso e solidário e promover o hábito de doar para causas. Esse era o objetivo. Conseguimos. Juntos, os brasileiros fizeram o maior Dia de Doar de sua história.

O movimento impactou mais de 28 milhões de pessoas, via mídias sociais e publicações na imprensa em geral de norte a sul. Um crescimento de 28% em relação ao ano passado e quase 3 vezes em relação à campanha em 2016.

“Foi um ano de consolidação e de mudança de patamar do Dia de Doar. As comunidades mostraram sua força, cada pessoa espalhou a causa, muitas empresas, de pequenas a grandes, se engajaram, as ONGs fizeram campanhas incríveis, foi bastante impactante”, relata o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e um dos responsáveis pelo Dia de Doar, João Paulo Vergueiro.

O resultado de todo o envolvimento da sociedade estimulou milhões de reais em doações, que ainda estão sendo levantados pela equipe da campanha.
Foram mais de cinco mil postagens só no Instagram e diversas reportagens publicadas pela imprensa, com veiculação em grandes redes de TV, rádio e jornais.

Entre as novidades deste ano, uma das boas surpresas foram as Campanhas Comunitárias. Cidades e bairros, de vários Estados brasileiros, fizeram algum tipo de ação de impacto local. Foram 30 iniciativas em todo o país, com destaque para o Dia de Doar Kids, a primeira grande campanha comunitária temática nacional.

As doações foram realizadas de todas as formas: tempo, dinheiro, roupas, mantimentos, sangue, etc. Em muitos municípios, a campanha estava nas ruas, em propagandas nos ônibus, no comércio, em anúncios de rádio e TV. Tudo de forma gratuita, mostrando o compromisso com a causa em cidades como Natal (RN), São José dos Campos e Sorocaba (SP), Tubarão (SC), etc.

“Ficamos impressionados com a receptividade das escolas, dos professores, dos pais e especialmente das crianças, que fizeram campanhas encantadoras contando sobre suas doações ou convidando outras crianças a participarem”, destaca Marina Pechlivanis, sócia fundadora da Umbigo do Mundo e criadora da campanha Dia de Doar Kids.

O Dia de Doar existe graças à união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando ou estimulando a doação de indivíduos, empresas, organizações.

“O desafio não é superar os números anteriores, e sim engajar as pessoas nessa cultura de solidariedade, vendo o brasileiro envolvido de verdade, ajudando de forma permanente. É o melhor resultado que poderíamos querer”, afirma a presidente do Conselho da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Márcia Woods.

Dia de Doar no mundo
O movimento global chamado de #GivingTuesday, começou em 2012 nos Estados Unidos, criado pela organização nova-iorquina 92Y. É promovido sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), seguindo as datas comerciais já famosas como Black Friday e CyberMonday.

Segundo os dados oficial da organização, neste ano, 220 países participaram do GivingTuesday e foram geradas mais de 20 bilhões de postagens em redes sociais. “A generosidade é um valor que une pessoas de todas as raças, crenças e opiniões políticas", diz Asha Curran, cofundadora e CEO da GivingTuesday, cujo relatório final cita o Brasil como um dos cases de sucesso.

Os números nos EUA mostram como o Brasil ainda pode crescer na campanha. Lá, foram doados neste ano cerca de 2 bilhões de dólares. Em 2020 o Dia de Doar será celebrado em 01 de dezembro, e a expectativa é alcançar ainda mais comunidades no movimento, além de promover o primeiro grande estudo sobre o comportamento das doações no Brasil.

Realização
O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial da data no Brasil junto à criadora do #GivingTuesday, a 92Y, e lidera a campanha em parceria com a Umbigo do Mundo.

Editorias: Economia  Internet  Negócios  Sociedade  Terceiro Setor
Tipo: Artigo  Data Publicação: 17/12/19
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato