Mural da Perimetral reúne artistas da região
Mural da Perimetral

O Mural da Perimetral é um projeto contemplado pelo 7º edital de fomento a arte e cultura da cidade de santos o FACULT. Tem como um de seus eixos a produção e pintura de um painel de 5 metros de altura por 38 metros de comprimento, contando com a participação de seis artistas Profissionais atuantes da cena do graffiti na cidade de Santos.

A produção do Mural se desdobrara em dois outros produtos que geograficamente se conectam, uma vez que o painel será em uma região contemplada por vias que são utilizadas por milhões de usuários trafegando carros, ônibus e caminhões, a via conecta a região portuária da cidade ao centro e a praia.

O objetivo do projeto é com o Mural da Perimetral transformar a região utilizando a ferramenta graffiti não apenas como decoração da via e sim mostrar seus processos e profissionais da cidade com uma visão panorâmica da arte urbana, utilizando o equipamento da prefeitura Vila Criativa que se localiza próximo ao mural, um dia de oficinas artísticas demonstrando de forma teórica e pratica com jovens da região interessados em sentir a experiência de produzir um mural de graffiti, passando por passo a passo instruídos por artistas participantes da produção do mural.

Todo o processo de pintura do mural e as experiências em oficinas terão seus registros feitos pelo olhar do artista fotografo da região Tom Leal.

As captações dessas imagens do processo serão expostas no salão de exposição do Teatro Municipal, onde fecha o ciclo do projeto, alcançando um público que passará a ter uma outra visão sobre a área do Porto. Visa demonstrar a importância de artistas que se preocupam com a evolução da região onde moram, trabalham e transformam.

Tem como proponente o artista e empreendedor Erico Bomfim, que tem seus trabalhos impressos em toda a cidade através de sua empresa, o Estúdio Bomfim. Atua nesta obra em parceria com o artista visual Thiago Amorodio, nascido na Zona Leste de São Paulo, onde tem toda sua formação artística e sócio cultural, e que há mais de dois anos mora e atua profissionalmente na cidade de Santos.

Os artistas Bonfim e Amorodio contam com a experiência da produtora cultural Amanda Marx, onde os três são os pilares para execução do projeto junto aos artistas convidados para a pintura e oficinas culturais.

A produção do painel aconteceu de 16 a 28 de outubro. Já a oficina acontecerá em 23 de novembro e, a exposição, de 7 a 23 de janeiro de 2020.

Artistas convidados para o mural; BOMFIM, AMORODIO, SHESKO & SIRIUS, HUGO LIM, VINIL COLANTE E FIXXA.

Arte educadores convidados para as oficinas; criação de cadernos; DA COSTA.

Produção de tipografia, letras de graffiti; THIAGO AMORODIO.

Produção de stencil e lambe lambe; ERICO BONFIM.

Produção de painel artístico; HUGO LIM.

Exposição fotográfica com captação de todo processo de produção de painel e oficinas por: Tom Leal

FICHA TÉCNICA:

PROPONENTE \ PRODUÇÃO: ERICO BOMFIM.

PRODUÇÃO: THIAGO GALLINA E AMANDA MARX

ARTISTAS CONVIDADOS: SHESKO E SIRIUS, HUGO LIM, COLANTE E FIXXA.

DATAS:

PRODUÇÃO DO PAINEL: de 16 A 28 de outubro de 2019.

OFICINA VILA CRIATIVA: 23 de Novembro de 2019.

EXPOSIÇÃO NO TEATRO MUNICIPAL: 07 a 23 DE janeiro de 2020.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Turismo
Tipo: Pauta  Data Publicação: 29/10/19