O Folclore ainda esta vivo em Itu

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Bumba Meu Boi”, de Itu, tem promovido o Festival do Folclore na Estância Turística de Itu para comemorar a semana do folclore entre os dias 22 e 26 de agosto. Pela questão da pandemia, este ano não será possível a comemoração do Dia do Folclore, 22 de agosto.

Segundo a Secretaria de Promoção Social, Itu tem um vasto folclore com os mais variados temas como o Estouro do Judas, a fama dos exageros, que tornou Itu conhecida e famosa em todo o país, o desfile do Divino, o contador de “causos” Timóteo, da Fazenda do Chocolate, que diverte as crianças com histórias de lobisomem e até a lenda do Saci Pererê da Fazenda Capoava, entre outros.

Uma das finalidades de comemorar o Dia do Folclore é compartilhar nacionalmente um pouco dessa riqueza e diversidade. A mescla das três matrizes culturais brasileiras – indígena, africana e européia – dá um tom único às nossas manifestações populares.

Em Itu, este ano, o folclore nacional foi celebrado de forma especial pelo Colégio Integrado Monteiro Lobato. Na última sexta-feira (14), os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio foram os protagonistas do espetáculo “Panos e Lendas”, em homenagem ao dia do folclore.

Com muita música e dança, a apresentação contou a saga de um pai para ensinar ao filho o quanto o mundo tem a oferecer. Com lendas e estórias conhecidas como pano de fundo, o público teve uma lição de vida e respeito às tradições e aos costumes.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor