Itu vai participar do projeto de mapeamento da Zona Rural

O Rotas Rurais, um projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, em parceria com o Google, destacou a Estância Turística de Itu como um dos dois municípios do Estado escolhidos para participar do projeto que vai mapear toda a zona rural da cidade. Itu foi escolhida devido à organização dos dados que a Secretaria Municipal de Planejamento tem dessa área, além de possuir um perímetro rural bastante extenso, 440 km², com 400 quilômetros de estradas rurais.

Os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Planejamento de Itu servirão como base para o início dos trabalhos das informações recolhidas pelo Google que, posteriormente, serão confirmados em campo para que haja maior exatidão das informações. Serão mapeadas vias principais e, inclusive, as estradas de servidão.

Ao término desse levantamento, que deverá levar aproximadamente um ano e meio, haverá, por exemplo, dados relativos à área agrícola, de educação, saúde e assistência social, que ajudarão nas ações de políticas públicas realizadas pela Prefeitura de Itu. Provavelmente, o trabalho sofrerá algum atraso pelo problema da pandemia.

Com essas informações também serão mapeadas, com maior exatidão, as estradas, os imóveis, áreas destinadas ao turismo, produção agrícola, proteína animal, laticínios, entre outras, além de um georeferenciamento que possibilitará o conhecimento de dados das propriedades e a localização integrada com todos os sistemas de navegação, facilitando assim o acesso a toda a zona rural da cidade.

Além disso, o georeferenciamento também possibilitará a emissão de CEPs para as propriedades, facilitando o acesso e o recebimento de cartas e encomendas. O pioneiro processo de parceria com o Google tem por objetivo de ser, futuramente, implantado em todo o mundo.

Com o Rotas Rurais, a Prefeitura também poderá realizar um projeto junto ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que prevê a colocação de placas indicativas com nomes das estradas e sua quilometragem.

www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br