Uma amostra de três séculos de história da Alemanha e do Brasil, diversidade gastronômica e muitas atrações marcaram o 25º BrooklinFest

Nos dias 26 e 27 de outubro a AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, escreveu mais um capítulo da história do festival BrooklinFest que completou 25 edições de valorização da cultura e educação. O conhecimento da história além das fronteiras movimentou as narrativas das apresentações artísticas, já que o tema escolhido “Geschichten (Histórias). Além das fronteiras, memórias em movimento”, foi um incentivo às lembranças.

“Nossas ações e vivências nos mostram quem somos, por isso toda programação multicultural trouxe o eixo histórias, unindo a cultura da Alemanha, do Brasil e do mundo. Esta é a maior e mais importante Strassenfest (festa de rua) alemã do Brasil. Trouxe uma amostra de mais de três séculos de história da Alemanha (1871), Brasil (1822) e do mundo. Abordamos os 250 anos de Alexander von Humboldt com cartas de alunos do Colégio Humboldt, os 100 anos da Pedagogia Waldorf com orquestra de 250 jovens alunos das Escolas Waldorf, 100 anos de música brasileira no palco da Brooklinfest: 30 anos do Aquilo Del Nisso e 70 anos do João Donato, 487 anos de história do município de São Vicente e 60 anos do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. Além de histórias do folclore das danças alemãs”, comenta Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do BrooklinFest.

A novidade desta edição é que o festival foi dividido em blocos de conteúdo. Inclusão em novos territórios existenciais/pedagogia da diferença foi um deles, e trouxe importantes participações e ações inclusivas com entidades sociais. Destaque para a participação do escritor Sérgio Nardini de Amparo autor do livro “Pai de Rodinhas” e também para Linda Juju de Marília e Ian da Instituição Parsifal que tiveram um encontro emocionante no palco.
Com o apoio do Edifício Next Office, a Rádio Experimental montada no estacionamento do edifício, realizou diversas entrevistas com encontros entre membros da Academia Contemporânea de Letras, escritores e poetas, encontro de historiadores e pesquisadores, teve ainda a participação dos projetos de escuta (conversas e histórias) com o Senta Aqui Conversa Comigo e Sidewalk Talk, encontro de poesia e música, entre outras interações que abrilhantaram o festival.

O Espaço Criança valorizou o brincar entre pais e filhos, resgatando as brincadeiras de rua, teve danças folclóricas alemãs, músicas de entidades sociais, bonecos alemães gigantes, contação de histórias, linguagem do palhaço com o Quintal de Fulana e Melão, brincadeiras entre pais e filhos com a Caixa de Chita, experiências musicais com a School Of Rock, atividades esportivas, Fanfarra da Escola Estadual Rangel Pestana de Amparo, entre outras atividades.

Mais de 1.500 artistas de várias partes do Brasil e do mundo levaram opções de entretenimento da mais alta qualidade ao público, com uma programação que contemplou apresentações itinerantes nas ruas, danças folclóricas nos palcos, apresentações de corais e músicas de diversos gêneros, desde o clássico ao soul, MPB, rock e pop, com encontro de música latina, encontro da música erudita com trilhas de filmes e MPB, encontro do Rock por duas perspectivas: banda de jovens Stormy e banda profissional Roxy e encontro do Choro e samba paulista.

Nos restaurantes, tendas e food trucks localizados em todo quadrilátero do festival, os visitantes puderam apreciar um roteiro gastronômico com pratos e delícias típicas de diversos países, além da Alemanha é claro, que atrai os paladares com seus tradicionais salsichões e o Eisbein (Joelho de Porco), uma das iguarias mais procuradas.

“Como sempre não tivemos nenhuma ocorrência policial e diversas autoridades prestigiaram o festival, dentre elas o Vereador Gilberto Natalini, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de São Paulo Eduardo Tuma, Deputado Estadual Adalberto Freitas, José Anibal, Andrea Matarazzo, Mario Covas Neto, Subprefeito Regional da Sé Roberto Arantes, Subprefeita de Santo Amaro Janaina Lopes de Martini, Secretário de Cultura Adjunto e Presidente do Instituto Histórico E Geográfico de São Vicente Paulo Eduardo Costa, Antonio Goulart e o Vereador Rodrigo Goulart, que além de apoiarem o festival trabalham voluntariamente nos restaurantes da SOBEI – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos. Essas presenças são fundamentais para podermos mostrar os pontos sensíveis e as necessidades da nossa região”, comenta o 1º Vice-Presidente da AEMB Ademar Távora.

Para a Presidente da Associação, Marcia Djanikian, o resultado não poderia ser mais satisfatório. “Fomos agraciados com um final de semana lindo de sol, de forma que o público pôde curtir todas as atrações do BrooklinFest. Nos emocionamos com as homenagens e nos encantamos com as apresentações, além disso promovemos a inclusão social e movimentamos a economia local e criativa. Mais uma vez cumprimos a nossa missão de realizar um festival multicultural que pensa a cidad

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Gastronomia
Tipo: Pauta  Data Publicação: 08/11/19