Projetos de Escuta e Inclusão, Rádio Experimental, Literatura, Exposições, Feiras de Livros entre outros atrativos também fazem sucesso no BrooklinFest
...

No domingo, às 10h30, o festival abre espaço para a Caminhada da Família, uma forma de valorizar o encontro entre as pessoas no espaço público

O BrooklinFest é um dos maiores eventos multiculturais da cidade de São Paulo realizado pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e nos dias 26 e 27 de outubro completa 25 edições com o tema comemorativo “Geschichten (Histórias). Além das fronteiras, memórias em movimento”. A pluralidade de atrações culturais e as inúmeras opções gastronômicas típicas da Alemanha, do Brasil e do mundo são os grandes destaques do festival, mas ao caminhar pelo quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos os visitantes poderão participar de muitas outras atividades e apreciar outros atrativos.

Com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, na manhã de domingo, dia 27, a partir das 10h30 tem a Caminhada da Família para os adeptos de atividades físicas e cuidados com a saúde. A saída está programada para acontecer na Rua Bernardino de Campos, 202, e percorrer as ruas que fazem parte do quadrilátero onde acontece o BrooklinFest. “A caminhada mostra uma vivência cultural e social nas ruas do Brooklin, com a valorização do encontro entre pessoas no espaço público”, define Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do BrooklinFest.

Nos dias 26 e 27, das 12h às 16h, na Rua Bernardino de Campos, 202 acontece o Projeto de Escuta (conversas e histórias) “Senta Aqui Conversa Comigo” com Carla Pilon, que tem por objetivo retomar as relações humanas. Às vezes, falar com desconhecidos ocasionalmente pode proporcionar boas surpresas, pois estes momentos fugazes podem trazer generosidade, empatia e compreensão do outro. Carla tem muito carinho por este projeto e destaca que a equipe tem o desejo de que a ideia se espalhe e outras pessoas se inspirem e criem novas rodas de conversa pelas cidades.

Na Rua Bernardino de Campos, 169, com o apoio institucional da Escola Bilíngue Green Book School acontecerá a Feira de Livros com títulos diversos, literatura em geral e infantil.

Com o apoio incondicional do Edifício Next Office que transforma o estacionamento do edifício em uma grande Rádio Experimental na Rua Barão do Triunfo, 427, os visitantes poderão vivenciar várias experiências, acompanhar entrevistas e participar de outras rodas de conversas.

Às 10h acontece o Programa Liebe & Lebe Stammtisch com Renato Geraldes e Jackeline DB. Às 11h tem Cidades Afetivas: Vivian Blaso e Sidney Cincotto Junior convidam Cidadeiras, Senta Aqui Conversa Comigo e Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável para um bate-papo.

Às 13h o Projeto de Escuta (conversas e histórias) reúne os idealizadores do projeto Senta Aqui Conversa Comigo com Carla Pilon, Sidewalk Talk com Patrícia Maria Martins e Luís Alfredo Santos, Oficina Clínica de Psicanálise Flavio Bacelar, Patty Farina e Cassio Bomfim, Terapia na Praça com Yanco P. de Oliveira, Jonathan C. Reichhartdt e Guilherme G. Manfrinato e Latesfip - Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.

Às 15h entra em cena a Pedagogia da Diferença Leped Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença UNICAMP. Pedagogia da Diferença, em Novos Territórios Existenciais: Linda Juju Marilia, Ian Parsifal, Coral Fina Sintonia CAPS Adulto de Osasco Regente João Roberto e Carol, Liga Solidária e Sérgio Nardini escritor livro “Pai de Rodinhas” com Elis Nardini e Lavínia Nardini de Amparo - SP.

Às 16h30 tem Poesia com Jaime Serva - SP, Germana Zanettini - RS e Ligia Araújo –SP. Já às 17h tem um bate-papo com diversos membros da Academia Contemporânea de Letras. E entrevistas com Ademir Demachi de São Vicente, Javier Cuartero Betemps Escritor/Editor Madri Espanha e Paulo Eduardo Costa, Secretário da Cultura Adjunto de São Vicente e Presidente Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

A Galeria Brooklin, localizada na Rua Barão do Triunfo, 502, abrigará nos dias 26 e 27 a “Exposição Geografia Humana da Imigração Alemã” com pesquisa realizada pelo Curador Cultural do BrooklinFest Luiz Delfino Cardia. Terá ainda Quadro Teórico - Exposição: obras acadêmicas dos Pesquisadores e historiadores sobre Imigração alemã, Livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Trabalhos da Professora Mestre Flavia Mengardo Gouvêa, Professor Rodrigo Trespach, lançamento de livro do Lucas Voigt Doutorando UFRGS “O devir e os sentidos das memórias de descendentes de alemães em Santa Catarina: um esboço de sociologia da memória”, e o Projeto Livro “Ribeirão Pires De Geribatiba a Estância Turística” de Marcilio Duarte.

“O conhecimento da história além das fronteiras, movimentará as narrativas das memórias desta edição. Todas as atrações terão o repertório artístico com histórias. As ações serão apresentadas em blocos segmentados. O festival contará com mais de 1.500 artistas de diversas partes do Brasil e do mundo envolvidos na programação, portanto, as opções de entretenimento serão muitas durante os dois dias, com danças folclóricas, músicas de diversos estilos, vasta gastronomia da Alemanha, Brasil e do mundo, além de feira de artesanato”, ressalta Marcia Djanikian, Presidente da AEMB.

Serviço:
XXV BrooklinFest
Realização AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin. Curadoria Cultural: Luiz Delfino Cardia
Dias: 26 e 27 de outubro de 2019
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: Das 10h às 22h

Acesso livre. Programação cultural gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Gastronomia  Sociedade
Tipo: Pauta  Data Publicação: 29/10/19