Hub de inovação em biotecnologia incrementa pesquisa e fabricação de alta performance em Minas Gerais
Estruturas físicas de ponta podem ser alternativa para o desenvolvimento de soluções no combate à Covid-19

Hub voltado exclusivamente para áreas de Biotecnologia e Ciências da vida no Brasil, o BiotechTown acaba de investir em duas novas frentes para facilitar e estimular a demanda crescente de startups, empresas de todos os portes e investidores. Trata-se do Open Lab e do CMO (Contract Manufacturing Organization), estruturas que visam atender demandas de laboratório em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de serviços customizados para a fabricação de produtos para a saúde.
“Neste ambiente de inovação e tecnologia, queremos crescer junto com o mercado. E qualquer tipo de empresa ou pesquisador precisa de um ambiente propício para desenvolver o seu projeto ou pesquisa. E é isso que buscamos com o BiotechTown, um ambiente único, onde os profissionais podem criar conexões e potencializar a geração de negócios” afirma Bruno Andrade, CEO do BiotechTown.
O Open Lab possui licença da VISA para a RDC 11/2012 e foi criado para a utilização de pesquisadores e empresas de todos os portes, de startups a organizações já estabelecidas, tanto nas áreas de saúde, quanto em ciências da vida, como é o caso dos setores de alimentos, cosméticos, agro e veterinário. São 363 m2 de área total, divididos em 4 laboratórios (Inovação Tecnológica, Microbiologia, Cultivo Celular e Biologia Molecular), além de toda a infraestrutura suporte com área de lavagem, higienização e esterilização de materiais. Os laboratórios possuem equipamentos de ponta, em sua grande maioria com a tecnologia da líder global, Thermo Fisher Scientific, adequados à elaboração e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como por exemplo, a criação de novos testes e ensaios para detecção de doenças, como o Covid-19. O espaço possui ainda ultrafreezers -80 ºC que podem realizar o armazenamento de determinadas vacinas contra o coronavírus.
“Já existem várias empresas e pesquisadores interessados em vir para cá. Acredito que estamos dando um passo extremamente importante com relação ao desenvolvimento de produtos aqui no Brasil. Trata-se de um setor que passa por grandes dificuldades, já que os principais laboratórios disponíveis para esse público encontram-se dentro de grandes universidades, muitas vezes com acesso restrito para empresas”, afirma. “Estamos oferecendo um acesso desburocratizado e modelo de negócio flexível, permitindo operações customizadas a custos previsíveis”, ressalta Andrade.
Já o CMO é uma planta produtiva projetada para fabricação de alta performance em escala industrial, ambiente regulado, com padrões estabelecidos de segurança da informação e de propriedade intelectual. ”Não existe modelo igual na América Latina. São 495 m² de área certificada com salas de produção, laboratórios, salas de lavagem, higienização, embalagem e rotulagem, almoxarifados, entre outros, para fabricação de produtos para saúde, seguindo todas as exigências da ANVISA. “Temos, inclusive, condições técnico-operacionais para receber atividades de fabricação de produtos para diagnóstico in vitro da Covid-19 além de outras doenças infectocontagiosas, tais como dengue, Zika e HIV”, comemora o CEO.

Sobre o BiotechTown
Localizado em Nova Lima-MG, o BiotechTown é um hub de inovação voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida. Apoiado em conhecimento científico, tecnológico e de mercado, o BiotechTown atende a bionegócios de todos os portes em suas diferentes fases, da pesquisa ao go to market e expansão de mercado, incluindo a aceleração de startups através de seu Programa de Desenvolvimento de Negócios. Além disso, oferece acesso desburocratizado a infraestruturas próprias de laboratório e planta de produção, bem como coworking e salas para empresas do segmento, em um ambiente que promove conexões e impulsiona o ecossistema. Estrutura criada para conectar empresas, pesquisadores e investidores, fornecendo todos os recursos para o desenvolvimento de bionegócios em todos os níveis.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios
Tipo: Pauta  Data Publicação: 17/02/21