Corretores de imóveis são os mais satisfeitos com o trabalho, aponta pesquisa da sodexo

São Paulo, setembro de 2019 – No segundo trimestre de 2019, o IQVT, Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) - uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação às experiências de trabalho, foi de 6,31 pontos (em uma escala de 0 a 10), apresentando um aumento significativo de 6,7% em relação ao mesmo período no ano passado (5,91 pontos).
O levantamento também verificou que dentre as profissões estudadas, os corretores de imóveis são os mais satisfeitos com a experiência no trabalho (7,70 pontos), seguidos por estagiários (7,17 pontos), presidência/diretoria/gerência (7,09 pontos), coordenação/supervisão (6,40 pontos), empregados de áreas executivas (6,32 pontos), serviços de apoio administrativo (6,15 pontos), professores (5,85 pontos), outros (5,66 pontos), empregados de áreas de fabricação (5,41 pontos) e empregados para serviços (5,36 pontos).
“Uma pesquisa do mercado imobiliário realizada pelo Secovi -SP (Sindicato da Habitação) mostrou que, no acumulado de 12 meses (junho de 2018 a maio de 2019), o número de unidades habitacionais comercializadas teve aumento de 19,5% em relação ao mesmo período anterior (junho de 2017 a maio de 2018). “Esse expressivo aumento e aquecimento deste segmento pode explicar o resultado do nosso índice que mostrou que os corretores de imóveis são os mais satisfeitos com a qualidade de vida no trabalho, uma vez que o setor está apresentando uma retomada”, analisa Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.
A análise de cerca de 1000 respostas de trabalhadores de todo o País durante o 2º trimestre deste ano mostrou ainda que todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho, que influenciam diretamente na percepção e experiência de um indivíduo, apresentaram aumento nos meses de abril a junho de 2019, se considerado o mesmo período do ano passado, com crescimentos que variam de 6 a 8%, sendo que o tópico relacionado à Facilidade e Eficiência apresentou o maior aumento (6,76 pontos) e o relacionado a Reconhecimento apresentou o menor crescimento (5,6 pontos).
“Apesar de uma leve melhora no nível de desemprego, que pode ser uma das explicações para o crescimento do Índice de Qualidade de Vida no Trabalho no 2º trimestre deste ano, a redução da previsão de crescimento da economia em 2019, divulgada pelo Banco Central (BC), limita o investimento das empresas e isso impacta no ambiente de trabalho. O resultado mostra que a satisfação com itens relacionados ao reconhecimento dos funcionários, como bônus e benefícios que recebem além do salário continuam muito baixos, coincidindo com o mesmo período de 2018, em que esta dimensão da qualidade de vida também obteve a nota de satisfação mais baixa dos entrevistados. Continuaremos monitorando e analisando o indicador este ano com o objetivo de acompanhar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Cosenza.
O resultado do IQVT também apontou que a experiência no trabalho é mais positiva na região Sul (6,51 pontos), seguida pelas regiões Nordeste (6,44 pontos), Centro-Oeste (6,24 pontos), Sudeste (5,91 pontos) e Norte (5,86 pontos). Já os homens são mais satisfeitos profissionalmente que as mulheres (6,34 pontos contra 6,09 pontos).

A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO
Ao longo dos últimos dois anos, a Sodexo Benefícios e Incentivos analisou e publicou os resultados do IQVT com o objetivo de contribuir para a melhora da experiência de trabalho em todo o País. Para a empresa, tal experiência é resultado da soma das percepções entre o empregado e seu empregador, cosiderando as 6 dimensões da qualidade de vida no trabalho.
“A percepção de qualidade de vida está diretamente relacionada com a qualidade da experiência de uma pessoa, que pode ser positiva ou negativa. Assim como a qualidade de vida, a experiência é individual e temporal, variando de acordo com as influências culturais, tecnológicas e físicas de um certo momento. Quando lançamos um olhar para as relações de trabalho, o contexto se mantém o mesmo e pode ser medido por meio de ferramentas como o IQVT ”, comenta Fernando.
A experiência de trabalho é considerada a próxima revolução da área de recursos humanos e coloca o funcionário no centro das decisões organizacionais. “Há mais de 50 anos, a Sodexo trabalha com o objetivo de levar mais qualidade de vida para as pessoas, que são o centro de tudo o que fazemos. Acreditamos que construir uma boa jornada de trabalho traz bem-estar e também aumenta a produtividade. O talento do ser humano é a próxima fronteira da competitividade”, finaliza Cosenza.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos
É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua. No Brasil, atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de consumidores, com uma rede de mais de 505 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass e Apoio Pass.

Mais informações para a imprensa:
Tamer Comunicação
Claudia Reis – 11 3031-2388 – ramal 219 – 11 97514-0815
(claudia@tamer.com.br)
Leonardo Nascimento – 11 3031-2388 – ramal 221
(leonardo@tamer.com.br)

Editorias: Alimentos  Economia  Serviços  Propaganda e Marketing  Recursos Humanos
Tipo: Pauta  Data Publicação: 24/09/19
Tags: