MObgraphia promove no MIS a Exposição “INSTANTE” do fotógrafo Miguel Costa Júnior

A exposição mostra vários “instantes” da cidade de São Paulo e foi totalmente feita com celular

Trabalhando o tema, MOBILIDADE, tão debatido na atualidade, o fotógrafo Miguel Costa Júnior, ícone da fotografia do automobilismo esportivo, foi “provocado” pela Mobgraphia, a realizar um ensaio fotográfico, inédito e exclusivo utilizando pela primeira vez em sua carreira um celular.

Com um celular nas mãos e uma idéia na cabeça, Miguel saiu pela cidade de São Paulo em busca de materializar um “INSTANTE” do cotidiano da cidade, destacando sua característica mais marcante, o MOVIMENTO.

“A Fotografia é pra mim a forma de repartir com as pessoas um olhar, utilizando uma linguagem que me representa. É a minha vida. E fotografar com o celular foi sem dúvida desafiador. Eu fiquei muito feliz com o resultado”, diz Miguel Costa Júnior.

Segundo o Fundador da Mobgraphia e Curador da Exposição, o fotógrafo Ricardo Rojas, Miguel Costa Júnior, é mais que um fotógrafo, é um artista, um professional apaixonado pelo que faz, “esse é o Miguel, aceitou o desafio de sair da sua zona de conforto, a máquina fotográfica, e assumir essa nova ferramenta, o celular, como extensão do seu talento, transformando um “INSTANTE” do cotidiano de uma metrópole como São Paulo em cenas inusitadas e desenhos surpreendentes”.

Com promoção da Mobgraphia Cultura Visual e realização do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), a Exposição “INSTANTE” acontece de 12/07 a 18/08, das 10h às 22h. Com evento de abertura dia 11/07, às 19h.

Miguel Costa Júnior

É fotógrafo profissional desde 1980. Iniciou seu trabalho fotografando corridas de automóveis, deixando sua marca usando uma linguagem que destaca o movimento e explora os desenhos que formam as pistas.
Criou um trabalho autoral nessa etapa e paralelamente começou a fotografar o dia-a-dia nas ruas e se interessar pelos traços da arquitetura urbana.
Incialmente autodidata na fotografia, já em plena atividade profissional, cursou a faculdade de Artes Plásticas da FAAP se formando Comunicador Visual e Designer.
Também fotografa moda com linguagem autoral e participa de exposições em galerias e museus com frequência.
Suas imagens ganharam as páginas de vários veículos de comunicação em diversos países.
Segue seu trabalho com bastante diversificação, acumulando as funções de fotógrafo criador e editor de fotografia.

Curador – Ricardo Rojas
Fotógrafo publicitário premiado, Ricardo Rojas realizou sua primeira exposição, “Momento do Esporte”, a convite do Esporte Clube Pinheiros, em 1988 em São Paulo, e logo em seguida ingressou no Estúdio Abril como fotógrafo Assistente. Em 1990 partiu para Londres em busca de novos modelos de fotografia.
Após um ano nas terras da Rainha, retorna ao Brasil e segue sua carreira atuando no mercado da fotografia publicitária com seu próprio estúdio. Em 2002 é convidado a ser fotógrafo associado do estúdio fotográfico da agência DM9DDB.
Em 2007 realiza sua mais importante mostra “Família Real, Olhar Virtual”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Hoje se dedica ao seu trabalho autoral e a mObgraphia Cultura Visual, sua Produtora Cultural e o maior movimento de fotografia em plataformas móveis (Mobgrafia) da América Latina. E ainda usando a Mobgrafia como ferramenta de geração de conteúdo imagético, faz um trabalho de inclusão social nas periferias de São Paulo ministrando oficinas de fotografia com celular.

Serviço:

Exposição “INSTANTE” de Miguel Costa Júnior
Curadoria: Ricardo Rojas
Promoção: Mobgraphia Cultura Visual
Realização: MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Data: de 12/07 a 18/08
Local: MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa - SP
Entrada Gratuita (retirada de ingresso uma hora antes na recepção do MIS)
Classificação: Livre

Informações imprensa:

Camila Andrade