CLM recebe da ABES certificado do Programa Uma Empresa Ética
Francisco Camargo, fundador da CLM

Certificado é concedido a empresas que aderem integralmente ao programa e seus pilares: implementação de código de ética, treinamento dos colaboradores e canal de denúncias independente

A CLM, distribuidora latino-americana de valor agregado com 26 anos de atuação, acaba de receber o certificado do programa “Uma Empresa Ética”, conferido pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software – a organizações que aderiram oficialmente a ele e promoveram os três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade ao arcabouço legal: a elaboração e implementação de um código de ética; treinamento de compliance aos colaboradores e a adoção de um canal de denúncias independente.

Para o fundador e presidente da CLM, que também preside o Conselho da ABES, Francisco Camargo, a ética se tornou um valor essencial nas sociedades modernas. Ela é o alicerce sobre a qual se baseiam sociedades em que a confiança é alta. “Ética e confiança são valores que não conseguimos medir economicamente, mas quando estamos em países em que a confiança é alta, reconhecemos imediatamente seu valor. Ficamos muito felizes de receber o certificado Uma Empresa Ética e poder disseminar essa cultura com todos os colaboradores e clientes da CLM”, assinala Camargo.

Programa Uma Empresa Ética
O programa Uma Empresa Ética é direcionado às empresas associadas da ABES. Seu objetivo é ajudar na construção de um ambiente de negócios no Brasil propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente. A entidade incentiva a união das empresas do setor de TIC em torno de ações que atendam a legislação brasileira anticorrupção e às melhores práticas internacionais. Além de estimular os associados a adotarem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, internos ou externos; aprimorarem o padrão de comportamento no trato com os clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais; e a criar, normas formais para implementar estes padrões. O programa conta com três componentes: Política de Compliance, Treinamento e Canal de Denúncia, oferecidos gratuitamente aos associados.

O apoio às associadas é dado pelo departamento jurídico e de compliance da associação, que esclarece dúvidas e promove treinamentos periódicos. Todas as informações e os meios para adesão ao programa estão disponíveis no site www.umaempresaetica.com.br, que passou por recente atualização de conteúdo e modernização do visual.

O certificado tem validade de 12 meses. Vencido esse prazo, a associada precisa comprovar novamente que os pilares estão sendo respeitados e fazem parte do dia a dia da empresa.

Editorias: Economia  Internet  Jurídica  Serviços  Telecomunicações
Tipo: Pauta  Data Publicação: 11/01/21