2ª Semana Internacional de Teatro de Animação também terá espetáculos dedicados ao público infantil
Cia Mútua, de Santa Catarina

Entre os dias 25 de junho e 03 de julho de 2011, o Grupo Sobrevento de Teatro traz a nata do teatro de animação do mundo à cidade na 2ª SEMANA INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANIMAÇÃO DO SOBREVENTO e, melhor, tudo grátis. O evento acontecerá no Espaço Sobrevento (R. Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser Mooca), única sala da cidade dedicada exclusivamente ao Teatro de Animação. A Mostra, que este ano tem como tema DO BONECO AO OBJETO, traz à cidade espetáculos inéditos de algumas das mais importantes companhias modernas de Teatro de Animação do mundo, em uma programação gratuita, com o patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, o apoio da FUNARTE e a parceria da SP Escola de Teatro.

Com uma programação internacional voltada mais ao público adulto, o evento não deixou à míngua o público infantil. As duas companhias brasileiras convidadas da mostra trazem espetáculos especiais: “Um príncipe chamado Exupéry”, da Cia. Mútua/SC, único espetáculo no mundo a retratar a vida de Antoine de Saint-Exupéry e “A Cortina da Babá”, do Sobrevento, baseado em um texto da escritora Virgínia Woolf, primeira experiência do grupo com Teatro de Sombras.

Comemorando neste ano 25 de anos de existência, o SOBREVENTO é um dos mais importantes do país e a companhia que mais representa o Brasil no exterior. Com uma média de 100 apresentações por ano e tendo no currículo países como Espanha, Irã, Colombia, Argentina, Angola, Estônia e Suécia, o Sobrevento apresenta nos dias 27 e 28 de junho de 2011 o espetáculo “A Cortina da Babá”, baseado em um texto da escritora Virgínia Woolf, é a primeira experiência do grupo com Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China – o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz.

Já no dia 29 de junho de 2011 é a vez do CIA MÚTUA, de Santa Catarina, com o espetáculo “Um príncipe chamado Exupéry”, inspirado na vinda do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry ao Brasil, em Santa Catarina, entre 1926 e 1944, quando, antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como "Zéperri". Este espetáculo já foi visto por François D´agay, sobrinho do escritor francês, e pelas sobrinhas netas de Exupéry, Helene de Seze e Isabelle D´agay.

Sobre o Grupo Sobrevento

O SOBREVENTO é um grupo de teatro profissional que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, treze espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços – com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país.

Inaugurado em junho de 2009, o ESPAÇO SOBREVENTO é o único espaço da cidade de São Paulo dedicado ao Teatro de Bonecos. Mais que uma simples oficina, a sede do Grupo Sobrevento inclui uma sala de espetáculos, uma biblioteca, hemeroteca e videoteca especializadas em Teatro de Bonecos, além de um espaço de confecção, treinamento e aperfeiçoamento para marionetistas. O ESPAÇO SOBREVENTO já abrigou os espetáculos O Anjo e a Princesa, Mozart Moments, Cadê o Meu Herói?, O Copo de Leite, além de diferentes espetáculos estrangeiros: Suspended Animation, do norte-americano Phillip Huber (marionetista do filme Quero Ser John Malkovich); o Teatro de Sombras Chinesas da Cia. de Teatro de Sombras de Tangshan, as Máquinas para o Teatro Inconsciente, da Cia. La Voce delle Cose, especializada em Teatro de Objetos, da Itália; O Dragão, da Cia. Amok, do Rio de Janeiro, atraindo cerca de 20 mil espectadores. O Espaço abrigou, ainda, uma Semana Internacional de Teatro de Animação no Sobrevento, o encerramento do I Encontro de Mamulengo em São Paulo, coordenado pelo Mamulengo da Folia, e dois Encontros de Teatro de Sombras.

PROGRAMAÇÃO:
A CORTINA DA BABÁ – Grupo Sobrevento | RJ/SP-Brasil
27 e 28 de junho (segunda e terça), às 20h, classificação etária – a partir de 3 anos
Duração – 50 minutos

Destinada ao público infantil, a nova montagem do SOBREVENTO baseia-se em um texto da escritora inglesa Virginia Woolf e marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China – o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz.

UM PRÍNCIPE CHAMADO EXUPÉRY – Cia Mútua | SC-Brasil
29 de junho (quarta), às 14h, 16h, 18h e 20h, classificação etária – a partir de 8 anos, duração – 50 minutos

Espetáculo inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando, antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como "Zéperri". Este espetáculo já foi visto por François D´agay, sobrinho do escritor francês, e pelas sobrinhas netas de Exupéry, Helene de Seze e Isabelle D´agay.


2ª SEMANA INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANIMAÇÃO
de 25 de junho a 3 de julho de 2011. ENTRADA FRANCA.
Espaço Sobrevento – Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Moóca. Fone: (11) 3399-3589. Capacidade – 90 lugares. Bilheteria – abre uma hora antes da sessão. As inscrições para oficinas devem ser feitas através do e-mail info@sobrevento.com.br
GRUPO SOBREVENTO – (11) 3341-8140 / (11) 3399-3589 / (11) 9141-8410
info@sobrevento.com.br /// http://www.sobrevento.com.br

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
www.canalaberto.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 20/06/11
Tags: LUIZ CHERUBINI SANDRA VARGAS SOBREVENTO TEATRO TEATRO DE ANIMAÇÃO
Informações para contato
Empresa: Canal Aberto  
Contato: marcia marques  
Telefone: 11-29140770-

E-mail: canal.aberto@uol.com.br
Skype: canal berto
MSN: claramm@hotmail.com