Home  Imagens  Contato  Clássico
Nokia conquista o marco de 100 clientes de suas novas soluções de banda larga fixa concebidas com o chipset Quillion

Espoo, Finlândia – A Nokia anunciou que atingiu o marco de 100 clientes com suas soluções de banda larga fixa Quillion, projetadas pela equipe de P&D da companhia, para redes de telecomunicações de cobre e fibra de nova geração. O chipset vem sendo implementado em mais de 40 países.

A Nokia começou a difundir as soluções concebidas com Quillion em 2020, tendo conquistado, como primeiros clientes de GPON ou XGS-PON, Proximus, Chorus, Telefônica, KPN, Oi Brasil, TDS Telecom, Hotwire Communications e TIM.

A grande maioria dos projetos de fibra da Nokia foi concebida com soluções Quillion \'Multi-PON\', soluções estas que, atualmente, estruturam as atuais redes ópticas passivas de 10 Gb/s e são a única solução do mercado que comporta 25 Gb/s em aplicações de alta capacidade, caso do transporte em redes 5G.

As soluções baseadas em Quillion utilizam 50% menos de energia nas instalações de fibra em relação às gerações anteriores, estando, além disso, dois anos à frente das metas dos Códigos de Conduta dos Equipamentos de Comunicação de Banda Larga, o que contribui para que as operadoras possam cumprir suas metas de emissões.

Sandra Motley, presidente da divisão de Redes Fixas da Nokia, disse: \"O acesso à nova geração de chipsets está ganhando velocidade. Consumidores e empresas precisam de muito mais banda larga, tendência que vai continuar. As operadoras precisam de soluções inovadoras que permitam acompanhar a demanda, manter os custos sob controle e preparar as redes para o futuro, caso do uso de fibra para o transporte nas redes 5G. Desenvolvemos Quillion para garantir as soluções mais modernas para nossos clientes.\"

Ed Hyde, diretor de Atendimento ao Cliente da Chorus, disse: \"Os neozelandeses adotaram com entusiasmo a banda larga de fibra e vêm cada vez mais optando por planos de gigabit de alta velocidade. Para estar à frente da tendência, lançamos, recentemente, a família de produtos Hyperfibre, nossa nova geração de planos de fibra por atacado. Com a solução Multi-PON da Nokia, podemos fornecer uma ampla gama de altas velocidades simétricas (até 8 Gb/s) para empresas, escolas e consumidores.\"

\"As empresas de infraestrutura, caso da Chorus, desempenham um papel fundamental na transição da Nova Zelândia para um futuro livre de carbono. A fibra já é, de longe, a tecnologia de banda larga existente mais eficiente em termos de energia. Quillion, ao permitir que se adicionem nós de acesso que consomem 50% menos de energia, é uma tecnologia no mínimo inovadora!”

Os operadores que utilizam infraestrutura de cobre para aumentar a velocidade do consumidor em áreas onde a fibra ainda não está disponível podem contar com Quillion para alcançar o aumento da forma mais eficiente possível. O uso de Quillion em gabinetes de cobre reduz pela metade o espaço usado no rack, o que significa que passar a poder suportar o dobro de clientes e também aumentar a velocidade da linha com técnicas avançadas de cancelamento de ruído.

Patrick Delcoigne, diretor de Engenharia e Operações de Rede da Proximus, disse: \"Estamos construindo a melhor rede de fibra de gigabit na Bélgica e optamos pela Nokia porque sua tecnologia Quillion nos permite começar a partir de velocidades de 2,5 Gb/s e nos dá a flexibilidade de poder passar para 10 Gb/s – até mesmo até 25 Gb/s – simétricos, de acordo com as necessidades de nossos clientes. Tal capacidade - colossal - permite que a Proximus hospede facilmente outros operadores de suas infraestruturas de rede aberta. Nosso objetivo é alcançar, com fibra, pelo menos 70% dos domicílios e empresas até 2028. À medida que conectarmos cada vez mais casas, os assinantes de banda larga habitantes de áreas menos densas também poderão desfrutar de velocidades de várias centenas de Mb/s graças à solução Quillion da Nokia.\"

Sobre a Nokia

Criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto.

Somos parceiros de confiança para redes críticas e estamos comprometidos com inovação e liderança tecnológica em redes móveis, fixas e em nuvem. Criamos valor com propriedade intelectual e pesquisa de longo prazo, liderada pelos premiados Nokia Bell Labs.

Seguindo os mais altos padrões de integridade e segurança, agimos para construir as capacidades necessárias para um mundo mais produtivo, sustentável e inclusivo.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Telecomunicações

Empresa: Nathalie Campoy