Home  Imagens  Contato  Clássico    
Entenda os principais termos utilizados na gestão financeira
...

*Dora Ramos

Quem nunca se sentiu perdido quando o assunto é gestão financeira ou ficou confuso com algumas expressões “complicadas” que envolvem este universo? Pior do que isso é usar a desculpa como justificativa para não se programar ou organizar as contas. Várias pessoas se deparam com o mesmo tipo de dúvida e nosso objetivo é responder a todas as perguntas que você sempre teve, mas tem vergonha de perguntar. A verdade é que não é tão complicado quanto parece.

Cerca de 70% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio, mas grande parte não tem perspectiva de mercado e não entende sobre o ramo em que está ingressando. Muita gente pensa que empreendedorismo e abrir seu negócio é sinônimo de dinheiro no bolso, mas nem sempre é assim. É preciso ousadia e colocar ideias em prática, com um bom planejamento, e para isso, é necessário possuir alguns conhecimentos básicos.

Nos últimos anos, cerca de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam buscando oportunidades para se tornarem empreendedores. O Brasil passou de 14,6 milhões de empreendedores para 49,3 milhões, de 2007 a 2017, de acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em mais de 40 países.

Investir em educação financeira e conhecer seus principais termos é de extrema importância para administrar e gerenciar seus negócios e sua vida pessoal. Além disso, proporciona grandes economias, melhor aproveitamento do seu rendimento e, consequentemente, estabilidade financeira. Confira alguns termos mais importantes do universo financeiro.

Juros Simples
Acréscimos somados como uma porcentagem ao capital inicial no final da aplicação.

Juros Composto
Acréscimos somados ao capital inicial mais os juros acumulados.

Mora
Devedor que não efetua o pagamento.

Tesouro Direto
É um título emitido pelo Governo Federal e que funciona como um empréstimo.

CDI
Certificado de Depósito Interbancário é uma taxa que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento.

FGC
Fundo Garantidor de Crédito é uma instituição privada que oferece proteção aos correntistas e investidores.

IPCA
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo serve para medir a inflação do país.

Ativos
Bens, direitos e valores de uma empresa ou pessoa.

Esses são alguns dos termos mais utilizados pelo universo financeiro e que são de grande importância. Se for preciso, converse com um profissional, contadores e consultores financeiros para te auxiliar a ter uma vida mais tranquila, sem pressão de cobranças e para conseguir seguir sem negócio sem maiores preocupações.


*Dora Ramos é consultora contábil & terapeuta holística com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.

Editorias: Economia  Educação  Negócios  
Tipo: Artigo  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Renata da Silva Monteiro  
Contato: Renata da Silva Monteiro  
Telefone: --

E-mail: renata.monteiro@gpimage.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release