Home  Imagens  Contato  Clássico    
Concremat entrega a obra civil da ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
...

Responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra, a Concremat Engenharia e Tecnologia finalizou a entrega da obra civil referente à ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), referência em atendimento de saúde na região Sul, em uma construção conduzida pelo Consórcio Tratenge-Engeform. As chaves foram simbolicamente entregues para a direção da instituição em setembro.

Durante o período de ampliação, o projeto envolveu cerca de 4 mil pessoas e triplicou a área de emergência de um dos prédios do hospital: de 1,7 mil m² para 5,1 mil m². A Concremat apoiou a instituição tecnicamente e nos licenciamentos, inclusive o ambiental, para a ampliação da unidade.

Com a obra, o HPCA passa a ter um grande sistema de reuso de água, com captação de água da chuva, que pode ser reutilizada para outros propósitos, evitando o sobrecarregamento da rede de drenagem pluvial do município. Além disso, todo o bloco cirúrgico e o CTI, incluindo a unidade Coronariana, contam agora com a tecnologia do sistema IT Médico, que fornece estabilidade de energia aos equipamentos, evitando possíveis danos e acidentes a pacientes e à equipe médica.

“Foi um desafio realizar o gerenciamento de uma obra de ampliação em um hospital de grande porte em pleno funcionamento”, destaca a coordenadora do contrato, Ediane Rosa.

Além disso, há 2. 560 pontos de automação que contribuem para uma logística mais precisa e para o adequado funcionamento e monitoramento do complexo. As áreas com necessidade de proteção radiológica foram executadas com Safeboard - placas de gesso com aditivos especiais desenvolvidas para blindagem radiológica.


“Esta foi uma obra diferente pela sua grandiosidade, com 84 mil m², e pela sua complexidade. Durante o processo, por exemplo, foram necessárias algumas adequações como melhorias tecnológicas inerentes ao seu uso”, ressaltou o diretor de Edificações RJ/SP/Sul da Concremat, Fernando Brito.


A ampliação física proporcionou a construção de um prédio voltado ao paciente crítico, com áreas novas para Emergência, Bloco Cirúrgico, Centro de Terapia Intensiva e Hemodinâmica, e áreas para endoscopias, diálise, hospital-dia e reabilitação. No segundo prédio, o foco principal está no paciente ambulatorial.

“Para a Concremat, que participou desde o início do projeto, foi um desafio por ser um trabalho realizado em uma área contígua às instalações existentes e que envolveu uma logística complexa para cargas e descargas, por exemplo, já que o hospital é localizado bem no centro da cidade”, disse o diretor Executivo da Concremat, Elizeu Alvarez.


Atualmente, a Concremat está realizando a fase de comissionamentos – testes dos equipamentos – e finalizando as vistorias da obra civil.

Editorias: Construção e Arquitetura  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Carolina Motta  
Contato: Carolina Motta  
Telefone: --

E-mail: carolina@danthi.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release