Home  Imagens  Contato  Clássico
Copasa transfere sustentação de sap para a sonda

Projeto, fruto de licitação, contou com toda a fase de planejamento realizada de forma remota. Operação da SONDA teve início em junho

São Paulo, novembro de 2020 - A SONDA, maior empresa de serviços de TI da América Latina, é a nova fornecedora de desenvolvimento, manutenção, suporte e consultoria SAP ECC da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).

A empresa com sede em Belo Horizonte (MG) atualmente realiza o abastecimento de água a 11,6 milhões de consumidores e oferece esgotamento sanitário para 8,2 milhões de pessoas em grande parte dos municípios mineiros.

O contrato entre as empresas foi firmado no início deste ano e os serviços da SONDA iniciaram durante a pandemia. Dessa forma, todo o exercício de planejamento se deu de maneira remota, durante o período de isolamento social.

“Esse processo destaca como podemos cumprir etapas complexas de grandes projetos como o da COPASA, que envolveu dezenas de profissionais das duas empresas, de forma eficiente e dentro do prazo, mesmo à distância”, explica Zilda Hessel, diretora de Application Management Sevices (AMS) da SONDA.

Desde o início dos serviços, as atividades de AMS para a sustentação do SAP ECC, para a companhia mineira contemplam a alocação presencial de uma equipe técnica no cliente. Do total de profissionais contratados, 80% realizou-se de forma remota.

Segundo o gerente da Unidade de Serviços de Sistemas de Informação da COPASA, Eduardo Andrade Oliveira Netto, “a COPASA entrega um serviço essencial para a manutenção da saúde e dos negócios de milhares de pessoas, em aproximadamente 630 municípios de Minas Gerais. Por isso a empresa precisa contar com tecnologias que tragam eficiência para os serviços prestados, e considera a Tecnologia da Informação, no mundo dos negócios, mais do que nunca, um fator determinante para o sucesso da Companhia.”

Para Rivaldo Ferreira, diretor de Utilities da SONDA, combinar o conhecimento especializado nas Utilities com o portfólio das demais divisões de negócios da SONDA se torna um diferencial de negócios para a companhia. “Essa integração tem dado bons resultados e passamos a expandir a nossa atuação para as áreas de saneamento e gás, além do mercado de distribuição de energia, no qual já somos referência de mercado” explica Ferreira.

A SONDA possui uma Vertical de Negócio e um Centro de Competência específicos para o mercado de Utilities, fruto da aquisição da Elucid, em 2012. A área abrange soluções de TI específicas para empresas de geração e distribuição de energia, saneamento e gás.

Sobre a SONDA (http://www.sonda.com/br)
A SONDA é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de US$ 1,131 bilhão em 2019 e 17 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.

No Brasil, a SONDA mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros, com mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com sete Centros de Serviços, um Centro de Inovação e três Data Centers.

Sobre a COPASA (http://www.copasa.com/br)
Com sede em Belo Horizonte, a Copasa está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. As ações da Copasa são negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, sob o código CSMG3, sendo integrante do Novo Mercado, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa. As atividades fins da empresa são:

- Abastecimento de água potável: captação, tratamento e distribuição da água tratada até o consumidor final;
- Esgotamento sanitário: coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto sanitário, da ligação predial até o lançamento final no meio ambiente;
- Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo urbano e do lixo originário da varrição e limpeza urbana.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Industria  Negócios

Empresa: Giulia Szpektor