Home  Imagens  Contato  Clássico
Eucatex aposta em frota própria de caminhões e desenvolve sistema de rollon sider lonado
Solução permite ganho de produtividade entre unidades fabris

Com fábricas localizadas nas cidades de Salto e Botucatu, no interior de São Paulo, a Eucatex acaba de colocar em uso um sistema de sider lonado, adaptado para caminhões rollon/ rolloff para transporte de insumos bem como produtos acabados entre as unidades que produzem painéis MDP e MDF e chapas de fibra de madeira. O novo sistema, que começou a ser testado em agosto, chega para ser utilizado em uma frota própria, que a empresa começou a utilizar com o objetivo de ganho de produtividade.
A tecnologia, pioneira neste tipo de plataforma móvel em caminhões rollon, foi desenvolvida em parceria com a empresa Facchini e tem o intuito de beneficiar o transporte de materiais entre as unidades. A mesma frota, já sem o uso do sider, serve também ao Programa de Reciclagem Eucatex, por meio do qual são recolhidos cerca de 200 toneladas de madeira reciclável por dia, num raio de 80 km de Salto, de empresas cadastradas no Programa.
Até 2018, todo o transporte de captação de resíduos de madeira da Eucatex era feito por terceiros, a partir daí a empresa desenvolveu uma estrutura própria para atender a coleta destes insumos. Toda a frota recebeu uma comunicação própria, com as cabines dos caminhões adesivadas nas cores da marca, enquanto as lonas apresentam comunicações específicas sobre os diversos produtos que a empresa oferece.
O coordenador de Captação de Reciclado da Eucatex, Rogério Matos, explica que a gestão verticalizada do transporte assegura ganhos de produtividade para o segmento: “O desenvolvimento da tecnologia do sider lonado nos proporciona maior autonomia, pois contamos com uma equipe treinada para o transporte dos nossos produtos e nos permite planejar as viagens de forma a otimizar a utilização dos veículos e reduzir os custos de locomoção”, explica.
A experiência tem sido positiva e a empresa já estuda expandir a frota e a tecnologia do sider lonado também para a unidade Química, responsável pela fabricação das Tintas Eucatex, também localizada em Salto, e para os Centros de Distribuição. “Estamos satisfeitos com os investimentos feitos em nossa frota. Com a expansão para as outras unidades da empresa e, possivelmente, para o atendimento à distribuição, conseguimos prever um ganho ainda maior de produtividade e mais qualidade no atendimento aos nossos clientes”, finaliza Rogério.

Editorias: Automóveis e Automotores

Empresa: Paola Souza