Home  Imagens  Contato  Clássico
Para incentivar a leitura entre o público infantil, projeto distribui bibliotecas móveis gratuitas em cidades mineiras
Foto: Bruna Campos

DESSA VEZ, INSTITUIÇÕES DA RM DE BH E VALE DO RIO DOCE RECEBE ACERVOS NOS DIAS 28 E 29 DE JUNHO

A literatura oferece uma série de benefícios quando incentivada ainda na infância, além de contribuir para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Partindo deste princípio, o projeto “Baú de Histórias”, que já distribuiu mais de 60 estruturas pelo país, chega ao Estado de Minas Gerais com o propósito de promover e viabilizar a difusão da leitura para as crianças da Região Metropolitana de BH e do Vale do Rio Doce.

Para ampliar o repertório imaginativo e criativo, aperfeiçoar a capacidade de formular hipóteses plausíveis e aprimorar a expressão e da linguagem, a iniciativa oferece gratuitamente oficinas de contação de histórias e minibibliotecas para suporte nas ações difusoras da literatura ao público infantil. Embora o projeto promova também a realização de oficinas, no momento apenas as estruturas físicas estão sendo entregues e sem a presença das crianças. Tudo isso para garantir a seguridade sanitária que o momento pede.

Montado em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas; o acervo dispõe de livros, fantoches, jogos e brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos em geral. Na última semana, a Casa de Apoio Amor e Vida (em Belo Horizonte) e a Creche Comunitária São Judas Tadeu (em Nova Lima) receberam os baús. Na próxima segunda-feira, 28, é a vez do Centro de Atendimento e Inclusão Social – CAIS, em Contagem, receber o projeto; na terça-feira (29), a Escola Municipal Antonio Firmino, em Belo Oriente, será contemplada.

Nestas cidades, o projeto vai beneficiar mais de 1.600 crianças. As ações são apoiadas pela JSL, empresa patrocinadora que se preocupa e valida iniciativas que promovam a cultura e a inclusão social. “Os livros não apenas abrem as portas para o conhecimento, mas são pontes que transformam vidas. E acreditamos que dentro de cada um desses baús, esses pequenos leitores encontrarão tesouros literários de valores inestimáveis que ajudarão a formar grandes cidadãos”, diz Patricia Pereira, gerente de sustentabilidade da empresa.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da JSL e produção da Incentivar.

“Baú de Histórias” em Contagem
Instituição Beneficiada: CAIS – Centro de Atendimento e Inclusão Social
Endereço: R. AJ, 171, Cj. Água Branca
Data e Hora: Segunda-feira, 28 de junho de 2021, às 15h30

“Baú de Histórias” em Belo Oriente
Instituição Beneficiada: Escola Municipal Antonio Firmino
Endereço: R. Francisco Monteiro de Oliveira, 615, São Sebastião de Braunas
Data e Hora: Terça-feira, 29 de junho de 2021, às 15h30

Sobre a JSL: A JSL é líder em logística rodoviária no Brasil, com elevada diversificação de serviços e de clientes, e possui o maior e mais integrado portfólio de serviços como transporte rodoviário de cargas, logística dedicada de cargas rodoviárias, logística de commodities, serviços de armazenagem, distribuição urbana, logística interna e fretamento. Mais informações em http://www.jsl.com.br.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Sociedade  Teen

Empresa: ENTRE ASPAS Assessoria de Imprensa e Comunicação