Home  Imagens  Contato  Clássico
De olho no phygital, Pormade Portas investe R$ 10 milhões em lojas autônomas
...

A Pormade, uma das maiores indústrias de portas do Brasil, anuncia a implantação das suas primeiras lojas totalmente autônomas, localizadas, inicialmente, no Paraná (Curitiba e Francisco Beltrão), Santa Catarina (Videira) e em São Paulo (Vila Ema e Campinas). O objetivo principal é oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada de compra - o phygital -, sem a necessidade do auxílio de um vendedor, tão eficiente quanto em qualquer outro canal de venda da marca. Até o fim de 2021, devem ser inauguradas 40 lojas em todo o Brasil e a expectativa é de alcançar 200 no ano que vem.

“O investimento total para a implantação do projeto foi de R$ 10 milhões, mas, acreditamos que este não seja o valor final do investimento, pois, ao falarmos de inovação e novas tecnologias, estas necessitam de aperfeiçoamento constante”, afirma Cláudio Zini, diretor-presidente da Pormade Portas.

A jornada do cliente na loja autônoma da Pormade Portas é iniciada por meio de um totem expositor estrategicamente localizado em uma loja física parceira, onde são dispostos QR Codes com direcionamento direto para alguns serviços. O catálogo de produtos, os endereços dos showrooms mais próximos e a solicitação de orçamentos online são algumas das ações que já estão disponíveis para acesso rápido nessa primeira fase do projeto. Em caso de dúvidas, há também a possibilidade do cliente cadastrar seu contato para receber apoio de um consultor direto da fábrica, além de atendimento via whatsapp em tempo real. Ao lado, é possível visualizar, tocar e manusear alguns produtos, como modelos de portas com fechaduras, dobradiças e guarnições, uma espécie de mini showroom.

Os comércios parceiros que hospedam a loja autônoma da Pormade recebem, ao fim do mês, um aluguel pelo espaço. No entanto, a empresa já estuda que, futuramente, esse modelo store in store possibilite a remuneração com algum tipo de bônus ou comissão. São parceiros potenciais para o projeto: grandes players de materiais de construção, construtoras, lojas de decoração, franquias de móveis sob medida, além de marceneiros, lojas de ferragens e até mesmo escritórios de arquitetura.

A implantação das lojas autônomas vai de encontro com a estratégia da Pormade Portas de investir constantemente em tecnologia, inovação e na diversificação de seus canais de venda, com foco em atingir os mais diversos públicos. Hoje, a empresa já atua em pelo menos 12 modelos de negócio (entre eles, showroom, e-commerce, franquias, divulgadores) e quer se tornar um marketplace para a venda de portas, rodapés, biombos, papéis de parede, fechaduras e outros acessórios. “O consumidor está, cada vez mais, em busca de facilidade e conveniência e a loja autônoma atende essa demanda e agiliza todo o processo”, finaliza o executivo.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Industria  Negócios  Serviços

Empresa: Flávia Gavioli
Contato: Flávia Gavioli