Home  Imagens  Contato  Clássico
Campanha Humanizar a pena. Promover a vida recebe apoio da Conferência Episcopal Italiana

A campanha Humanizar a pena. Promover a vida ganha novo fôlego com o aporte financeiro da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que beneficiará as APACs de Minas Gerais na compra de insumos e equipamentos de proteção, permitindo uma nova frente de atuação na prevenção da pandemia do novo coronavírus na população carcerária.

A AVSI Brasil foi contemplada com cerca de 800 mil reais que serão repassados para 10 APACs em Minas Gerais que já estão inseridas na iniciativa de produção de máscaras. Elas centralizarão as aquisições e beneficiarão as demais unidades do estado, numa perspectiva que estimula a solidariedade e a cooperação entres as APACs.

Durante as celebrações da Semana Santa de 2020, o Papa Francisco fez um apelo sobre a atenção às populações mais vulneráveis social e economicamente, e neste grupo se encontram as pessoas em cumprimento de pena de privação de liberdade. A Conferência Episcopal Italiana, sensibilizada pelo drama da pandemia da Covid-19 e atendendo ao chamado do Papa Francisco, disponibilizou uma linha de financiamento emergencial com o objetivo de prestar apoio financeiro para o enfrentamento à pandemia, especialmente no que se refere às ações de prevenção à propagação da doença nas regiões do planeta onde se concentram as maiores vulnerabilidades.

Jacopo Sabatiello, vice-presidente da AVSI, explica que essa nova parceria é extremamente importante, pois vai permitir a ampliação das ações de prevenção à Covid-19 para as pessoas privadas de liberdade. “Está prevista a compra de sabonete líquido, álcool em gel, luvas, óculos de proteção, ou protetores faciais, botas, termômetro infravermelho e outros equipamentos voltados para a prevenção da doença, além de um aporte adicional em insumos e equipamentos para confecção das máscaras de proteção que estão sendo produzidas nas unidades.

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC, órgão que congrega e orienta a aplicação da metodologia nas APACs, é parceira da AVSI na execução deste projeto.

Sobre a AVSI

A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade. É vinculada ao contexto internacional por meio da parceria com a Fundação AVSI, ong de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Para realizar seus projetos, a AVSI Brasil constrói parcerias com empresas, setor público, organizações de cooperação internacional e pessoas físicas. No último ano, a AVSI Brasil desenvolveu mais de 30 projetos, beneficiando diretamente 387.000 pessoas, com o investimento social de R$ 37,5 milhões em 8 áreas transversais alinhadas a 14 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Água e Segurança Alimentar; Cidades Inclusivas e Resilientes; Energia e Ambiente; Justiça e Prevenção da Violência; Migrações; Parcerias Multissetoriais; Socioeducativo; Trabalho e Crescimento Econômico.

Sobre a FBAC

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que mantém a sua sede em Itaúna (MG). Ela tem a missão de congregar as APACs do Brasil, assessorar as APACs do exterior, manter a unidade de propósitos das associações, além de orientar, assistir, fiscalizar e zelar pelo fiel cumprimento da metodologia, modelo de gestão e normas de disciplina e segurança das APACs. Tem, ainda, a tarefa de orientar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia, além de organizar congressos, seminários e ministrar cursos de capacitação e treinamento para funcionários, voluntários recuperandos e autoridades. Está filiada à Prison Fellowship International (PFI), organização consultora da ONU para assuntos penitenciários, presente em mais de 120 países.

Sobre a Conferência Episcopal Italiana

A Conferência Episcopal Italiana (CEI) é a conferência episcopal dos bispos italianos da Igreja Católica, a assembleia oficial dos bispos na Itália. A CEI já é parceira da AVSI em iniciativa de apoio às APACs no Brasil desde 2018, financiando projeto com objetivo de promover o salto de escala do método APAC como política pública, através da capacitação humana e profissional dos recuperandos.

Editorias: Saúde  Terceiro Setor

Empresa: Caio André