Home  Imagens  Contato  Clássico    
No dia da criança especial, um exemplo de talento e superação
Israel durante tratamento no Instituto Abacare

O dia 09 de dezembro foi escolhido para chamar a atenção sobre a necessidade de se respeitar, aceitar e incluir crianças com necessidades especiais

Imagine você cantando ao vivo para centenas de pessoas, em uma transmissão feita pela internet. Teria essa coragem? Pois foi isso que Israel, uma criança especial de 15 anos, cego e autista fez com muito talento, competência e emoção. A Live Milagres e Superações aconteceu no dia 27 de novembro, provando que crianças especiais podem realizar atividades surpreendentes. No repertório, músicas de bandas como Tribalistas, Jota Quest, Legião Urbana e Titãs.

O dia 09 de dezembro foi escolhido para se comemorar o dia da criança especial. Essa data foi instituída para chamar atenção sobre a necessidade de se respeitar as crianças portadoras de deficiências físicas ou psicológicas e também compreender melhor seu universo para proporcionar melhor qualidade de vida.

Fazem parte deste grupo crianças com diagnóstico de Autismo, deficiência mental, auditiva e visual, Síndrome de Down e outras síndromes menos conhecidas, mas que também interferem no relacionamento com a sociedade.

Israel é uma das crianças atendidas no Instituto Abacare, referência no desenvolvimento de pesquisa e no atendimento de pessoas com TEA - Transtorno do Espectro Autista. De acordo com a Professora Doutora Giovana Escobal, diretora do Instituto, Israel em pouco tempo tem apresentado um desenvolvimento muito grande. “Quando o Israel chegou pra gente, ele passou por uma avaliação e com base nisso fizemos um programa de ensino. Fizemos parcerias com dois profissionais, um especialista em braile e outro em mobilidade pra que ele aprendesse a utilizar a bengala e se locomover melhor. Também desenvolvemos um protocolo de uso de um colete por conta de um problema grave de coluna que ele apresenta. Nosso objetivo com ele é que desenvolva um adulto produtivo, independente e feliz\"

Sua sócia no Instituto Abacare, a Professora Mestre Dafne Fidelis explica que crianças especiais costumam levar consigo um sentimento de exclusão social, por serem vistas como diferentes. “Com ABA, (Análise do Comportamento Aplicada), as crianças autistas conseguem aprender habilidades que os programas educacionais tradicionais não ensinam. Por meio de instruções simples e claras, e tentativas repetidas feitas com ajuda de alguns materiais, é possível desenvolver a fala, a leitura, a escrita, a matemática e até o auto cuidado em portadores do autismo. O objetivo é ajudar as crianças a desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas, sociais e de autoajuda. É muito importante que as pessoas entendam a necessidade dessas crianças conviverem em sociedade, que reflitam sobre a importância da inclusão e que vejam a diversidade como algo positivo”, explica.

De acordo com as especialistas, uma medida fundamental à saúde das crianças e àquelas que possam apresentar alguma deficiência, é a identificação precoce de sinais de atraso do desenvolvimento infantil. “Identificando os sinais iniciais de problemas no desenvolvimento é possível a instauração imediata do cuidado à saúde em especial à estimulação precoce, essencial para melhorar o prognóstico e a capacidade funcional dessas pessoas. No caso do autismo, quanto antes for feito o diagnóstico e iniciar a terapia em ABA e quanto mais intensivo for o tratamento, melhor será o prognóstico”, finalizam.

Para quem quiser assistir à apresentação, a live está disponível no canal “Querido Israel” na plataforma Youtube.

Sobre o Instituto Abacare

O Instituto abacare, tem como diretoras a Profa. Dra. Giovana Escobal e a Psicóloga Dafne Fidelis, com sólida formação conceitual em pesquisa, atendimento e supervisão na área de Análise de Comportamento. No instituto, são realizadas intervenções comportamentais, ensino, estágios, pesquisas, consultorias e capacitações, visando atender serviços em nível Municipal, Estadual e Federal. Com localização privilegiada o Instituto está instalado na Av. Carlos Consoni, 791, no bairro Jardim Canada em Ribeirão Preto.

Mais informações sobre acompanhamentos, cursos e consultorias podem ser encontradas por meio do site http://www.abacare.com.br/, ou através do Facebook e Instagram @institutoabacare.

Editorias: Criança  Educação  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Focco  
Contato: Flavia Rocha  
Telefone: 16-31036876-

E-mail: assessoria@foccocomunicacao.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release