Home  Imagens  Contato  Clássico
Movimento Construção Saudável promove o Dia da Impermeabilização

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, é o Dia da Impermeabilização. A data, criada pelo Movimento Construção Saudável, promove uma reflexão sobre a importância da saúde das construções e daqueles que vivem nelas. Além das ações de conscientização online, o Movimento apresenta o Manifesto pela Saúde. O objetivo é que em 2021 a data seja oficializada no calendário nacional por projeto de lei.

O Manifesto da Construção Saudável pela Saúde fala sobre a importância de pilares como conhecimento, conscientização, mobilização e prática, necessários para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O documento enfatiza a importância da prática da impermeabilização como fator de melhoria da saúde e reforça o compromisso de atuação do Movimento para mobilizar a sociedade e colocar esse discurso em prática. O Manifesto está disponível na íntegra no site: http://construcaosaudavel.org/manifesto.

“Saúde não é brincadeira. Impermeabilização também não. Por isso dedicamos um dia especialmente para lembrar a todos a importância da impermeabilização para a saúde das construções e dos moradores. A informação é uma grande arma contra o mofo, o bolor e os problemas causados por infiltrações”, afirma Fabíola Cecon, presidente do Movimento Construção Saudável. Este intuito vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número três, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que trata do bem-estar e saúde do cidadão.

O Movimento Construção Saudável tem como objetivos conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o impacto da impermeabilização na saúde das pessoas, na segurança e valorização das edificações, contribuindo para promoção da saúde e do bem-estar.

A impermeabilização deve estar prevista desde o projeto da construção. Um local impermeabilizado gera um ambiente mais saudável e próprio para ser habitado - como moradia ou ambiente de trabalho e lazer -, livre de possível alérgenos causadores de doenças graves em crianças e idosos.

Segundo dados do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), a umidade responde por 85% dos problemas encontrados nas construções brasileiras. “Existe um grande desconhecimento sobre para que serve a impermeabilização, o que ela evita e o quanto a sua falta pode afetar a saúde das pessoas. Ao falar sobre o mofo, normalmente o que dizem é para arejar a casa e raramente citam a impermeabilização do imóvel. A umidade pode causar diversas doenças respiratórias e as pessoas que adoecem não conseguem resolver o problema se não souberem que o problema está vindo de suas próprias casas. Justamente para trazer esse esclarecimento é que fazemos um forte trabalho no Movimento”, esclarece Fabíola.

No Dia da Impermeabilização, as redes sociais serão movimentadas com postagens com informações esclarecendo as principais dúvidas dos consumidores, ressaltando os pontos de atenção, dicas sobre prevenção e impermeabilização. Todo o conteúdo será acompanhado pela hashtag #DiadaImpermeabilização.

Sobre o Movimento Construção Saudável

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Editorias: Construção e Arquitetura  Negócios  Saúde

Empresa: RelatioNOW