Home  Imagens  Contato  Clássico
Evolução dos sistemas de controle de acesso garante às empresas segurança e importantes insights para os negócios

As ferramentas atuais de controle de acesso oferecem, além de informações essenciais à segurança, insights importantes para tornar a operação mais eficiente, trazendo retorno efetivo sobre os investimentos (ROI), enquanto legados têm alto custo de manutenção e pouca efetividade frente às inovações tecnológicas
São Paulo, 28 de outubro de 2021 - O mercado de controle de acesso passou por uma grande transformação na última década. Tradicionalmente um mercado proprietário, com hardware proprietário que vinculava as organizações a fornecedores únicos e soluções estagnadas, agora se tornou mais aberto, oferecendo aos clientes opções que atendem melhor as suas necessidades exclusivas. Novas tecnologias, mais seguras, com mais opções na seleção de ferramentas e componentes, estão disponíveis, permitindo que os usuários finais façam mais com seus sistemas, enquanto os protegem de ataques cibernéticos ou malwares.
Mas, embora muitas organizações tenham feito esta mudança, algumas ainda estão agarradas às tecnologias de ACS (Access Control System) ultrapassadas, algumas com mais de 15 anos, apesar de estarem cientes das desvantagens desta decisão. A ideia de mudança é assustadora por medo dos custos, da interrupção dos negócios ou da incapacidade de assumir mais tarefas. Isso faz com que as empresas despejem mais dinheiro e tempo em um sistema antigo, que simplesmente não consegue acompanhar a evolução tecnológica. \"Por isto, é sempre fundamental destacar os benefícios de uma plataforma moderna, baseada em IP, para que compreendam a importância de se atualizar, migrando para um sistema de controle de acesso de arquitetura aberta, mais eficiente em termos de segurança e que efetivamente contribua com importantes insights para os negócios\", afirma Rodrigo de Oliveira, Gerente de Contas da Genetec Brasil.
O primeiro equívoco é a maneira algumas empresas encaram a atualização, pois veem um novo ACS como uma despesa de capital, que somente vai manter o nível de segurança que elas já têm, em vez de pensarem que esta movimentação pode trazer um retorno direto de investimento (ROI). Se começarem a ter uma abordagem de ROI, elas verão rapidamente os benefícios - principalmente aqueles relacionados aos custos - que a atualização oferece. Ao migrar para um ACS baseado em IP, de arquitetura aberta e unificado, como o Security Center Synergis™, da Genetec, é possível maximizar o investimento em seus equipamentos de segurança, melhorando todas as áreas de seus negócios, desde o gerenciamento de ocupação em tempo real até o monitoramento de seus espaços de trabalhos e enclosures. Isto porque um ACS unificado pode fazer mais do que simplesmente trancar e destrancar portas. Ele pode e deve proteger as pessoas e ativos de forma mais eficaz e prover recursos para facilitar a tomada de decisão.
O Security Center Synergis™, por exemplo, oferece às empresas acesso à novas informações para otimizar as operações, apresentando dados dinâmicos por intermédio de dashboards, que são totalmente personalizáveis e combinam informações de dispositivos ativos com relatórios, gráficos e histogramas em uma única tela. \"Isto significa que as equipes de segurança têm uma visão unificada dos eventos que acontecem no local ou em sites remotos\", informa Oliveira.
Ao rastrear certos indicadores e informações, os dashboards colocam os eventos em perspectiva, como, por exemplo, alarmes ativos junto com outras métricas, como o número de usuários esperando em uma fila, e podem alertar os operadores de segurança quando uma situação pode gerar alguma ocorrência inesperada. \"Isto ajuda as companhias a identificar possíveis ocorrências proativamente, antes que se tornem um problema real, e a tomar melhores decisões rapidamente, com o objetivo de evitar interrupções em suas operações\", ressalta o executivo da Genetec.
Custo real dos sistemas legados
Os sistemas legados foram projetados para atender as necessidades das empresas em momentos específicos. Com o avanço tecnológico, estas demandas mudam constantemente. Algumas soluções antigas, por exemplo, limitam a capacidade das companhias de integrarem novas tecnologias, como fechaduras sem fio e credenciais móveis, em sua infraestrutura de segurança física.
Um ACS obsoleto pode também exigir atualizações e suporte constantes apenas para continuar funcionando, sendo que as peças podem ser difíceis de encontrar e são, frequentemente, caras. Além disso, quando um ACS é proprietário e integrado a outros sistemas de segurança física, os custos de manutenção podem ser ainda maiores. Outra questão é que existem opções limitadas de suporte a estes componentes desatualizados de software e hardware, o que resulta em ineficiências operacionais e ocasiona um impacto negativo na produtividade.
Aumentando o ROI indo além da porta
Para evitar contratempos de longo prazo associados a sistemas fechados, as empresas precisam de um ACS que evolua junto com suas necessidades. Com um ACS flexível e aberto, elas podem atender aos requisitos atuais e desenvolver sua infraestrutura com novas tecnologias, ampliando sua capacidade por meio de integrações com diferentes hardwares e com softwares de parceiros tecnológicos, e lhes permitindo mudar para a nuvem com confiança. \"A escolha por uma solução como o Security Center Synergis™ possibilita a customização do ecossistema do cliente, integrando novos hardwares que atendam seus objetivos de segurança específicos. Ao mesmo tempo, a adoção da solução pode, também, economizar tempo e dinheiro ao permitir que os clientes reutilizem o hardware existente, se desejarem, ao invés de migrar para um sistema totalmente novo\", explica Oliveira.
Os sistemas legados não são páreo para os cibercriminosos de hoje
Em 2020, o custo médio de uma violação de dados foi de aproximadamente US﹩ 3,9 milhões, de acordo com estudo realizado pela IBM. Portanto, nunca foi tão importante para as empresas se conscientizarem sobre os riscos associados aos sistemas legados e as vantagens que uma nova solução de acesso pode oferecer. Os ACS são uma ferramenta de infraestrutura poderosa, que tendem a ser negligenciadas como um vetor potencial para ataques cibernéticos. Esse pensamento é um erro porque, em geral, estes sistemas estão conectados à rede da organização e, se um cibercriminoso violar um ACS legado, não apenas abre e fecha portas sem permissão, mas pode obter controle sobre qualquer outro sistema conectado à rede. \"Depois que uma rede é violada, todos os dados se tornam vulneráveis, incluindo informações confidenciais armazenadas internamente\", detalha Oliveira.
Os autores dos ataques geralmente procuram informações que gerem o maior ganho financeiro. Esse acesso pode levá-los a dados valiosos, como informações pessoais sobre funcionários e clientes, ou dados financeiros e estratégicos da companhia. Ao comprometer a conta do Active Directory de um único usuário, por exemplo, um cibercriminoso pode disfarçar as contas que rouba, tornando virtualmente impossível para as soluções de segurança cibernética encontrá-las.
Para proteger seus dados e redes, as empresas precisam de um ACS que seja seguro, do servidor à credencial. Além disso, precisam também de um ACS que ajude a cumprir as regulamentações do setor, especialmente aquelas relacionadas à segurança cibernética e autenticação, como o American National Standard for Information Interchange (ANSSI) e a iniciativa Federal Identity, Credential and Access Management (FICAM), por exemplo. Aqui, novamente, a escolha de um sistema que pode ser adaptado para atender aos requisitos em evolução é crucial. Um ACS de arquitetura aberta ajuda a proteger contra crimes cibernéticos e garante a conformidade.
O Security Center Synergis™ é uma solução de controle de acesso construída com a segurança cibernética em mente. Ele protege o ACS de uma empresa de ponta a ponta, com tecnologia avançada de cartão inteligente, protocolos de comunicação bidirecional seguros entre o leitor e a controladora e protocolos criptográficos avançados para comunicações seguras via Internet.
O valor de uma solução pronta para uso
Além de todas as vantagens previamente citadas, ao combinar o Security Center Synergis™ ao Genetec ClearID™, o cliente amplia o controle sobre o gerenciamento de identidades e os direitos de acesso, fortalecendo as suas políticas de segurança, visto que apenas indivíduos autorizados acessarão as áreas restritas. \"Isso é especialmente importante para organizações de setores regulamentados, que devem cumprir as rígidas políticas de segurança de acesso à risca\", ressalta Oliveira.
Uma forma de garantir e simplificar a operação é a criação de grupos, pré-atribuindo privilégios de acesso específicos a cada um, para facilitar a inscrição do titular do cartão. Isto garante que os funcionários acessem apenas áreas e pisos necessários às suas funções. Privilégios especiais também podem ser fornecidos a certos colaboradores, que podem requerer acesso além do horário normal de expediente, por exemplo. A empresa pode ainda usar o recurso integrado de Gerenciamento de Visitantes do Genetec ClearID™ para agilizar os processos de check-in e check-out, atribuindo direitos de controle de acesso aos visitantes, permitindo a criação de cartões de acesso com antecedência e com privilégios pré-programados.
Selecionar uma solução da Genetec significa trabalhar com uma empresa que ajudará a gerenciar a migração e a garantir um processo menos disruptivo para as operações da sua empresa. O time de Serviços Profissionais da Genetec ajuda a simplificar a migração, gerenciando o projeto desde a sua especificação e design até a implantação da solução e os respectivos treinamentos. Como a tecnologia antiga e a nova geralmente podem trabalhar juntas, as companhias podem optar por se modernizar em seu próprio ritmo, até que seu sistema legado seja completamente eliminado.

Editorias: Economia  Internet  Industria  Negócios  Serviços

Empresa: GP Comunicação