Home  Imagens  Contato  Clássico
Isolar o cilindro de ar do freio é um perigo
Cilindro de ar para freio da WABCO

A WABCO esclarece o tema por meio do centro de excelência em treinamento técnico WABCO ACADEMY

São Paulo – Muitos motoristas imaginam que, ao perceberem um vazamento de ar no cilindro, podem simplesmente isolar, isto é, deixá-lo inoperante. Porém, precisam lembrar que este procedimento leva a uma redução do potencial de segurança do veículo. A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, explica a questão por meio da WABCO ACADEMY, centro de excelência em treinamento técnico. “A filosofia da WABCO ACADEMY é compartilhar conhecimento prático e informações obtidas ao longo de anos de experiência”, diz Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO e responsável pela WABCO ACADEMY América Latina.

O sistema de freio pneumático existente em veículos comerciais é composto de vários cilindros de freio, em quantidade variável de acordo com as características de cada modelo de veículo. Todos os cilindros são de extrema importância no processo de desaceleração do veículo e para realizar uma frenagem segura e eficiente. Acontece que, ao notar um vazamento de ar, a decisão de anular um dos componentes coloca em risco a segurança veicular. Empreender uma viagem com um cilindro de ar isolado, além de imprudência, expõe o veículo a uma condição insegura, ou seja, deixa-o em risco de acidentes.

Para a frenagem permanecer segura e eficaz, a WABCO recomenda sempre a manutenção preventiva de todos os componentes dos sistemas de freio pneumático. Além de conservar a funcionalidade e a durabilidade dos componentes, a manutenção em dia evita a parada não programada do veículo, que eleva os custos operacionais. Serviços de manutenção devem ser feitos por mecânicos qualificados. Além disso, faça a manutenção sempre com produtos originais, que têm qualidade premium certificada pela montadora do veículo.

A WABCO ACADEMY realiza uma série de treinamentos técnicos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controles eletrônicos de freio e de transmissão, produtos desenvolvidos e fabricados pela WABCO para veículos comerciais. São cursos estruturados para aprofundar a abordagem de produtos e melhor atender a necessidades de profissionais de acordo com o grau de conhecimento. Os treinamentos estão disponíveis para fabricantes de veículos, frotistas, concessionários, distribuidores e para oficinas Service Partner, a rede de postos de serviços credenciados pela WABCO. Além do ensino presencial, a WABCO ACADEMY oferece a modalidade de ensino a distância, com a facilidade para o profissional aprender e se especializar via internet, a qualquer hora e sem sair da oficina ou de casa.

Para mais informações, telefone para 19 2117 5800 ou envie e-mail para academy.brasil@wabco-auto.com e acompanhe o Facebook WABCO Brasil e o Instagram.

WABCO ACADEMY
A WABCO ACADEMY tem o objetivo de manter veículos comerciais operando com o desempenho de segurança máxima ao longo de toda a vida útil. Atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva (oficinas especializadas, distribuidores, frotistas, concessionários e fabricantes de veículos), com treinamentos que reúnem conhecimentos e habilidades para manter os veículos econômicos e seguros na estrada. Ensina a utilizar softwares, hardwares e equipamentos necessários para realizar trabalhos de diagnóstico em sistemas WABCO. Como um centro de excelência, a WABCO ACADEMY dedica-se a dar suporte a diversas áreas de tecnologia para a base global de clientes. Os programas de treinamento são oferecidos em vários idiomas e ministrados em um dos 18 centros de treinamento ao redor do mundo ou em instalações de clientes. Visite o site myWABCO para verificar os cursos disponíveis.

WABCO América Latina
Na América Latina, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). Com unidades de produção e de administração no Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO ACADEMY para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO
A WABCO (NYSE: WBC) é o principal fornecedor global de sistemas de controle de frenagem e tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO está poderosamente “Mobilizando a inteligência veicular” para impulsionar a indústria para o futuro com veículos cada vez mais de condução autônoma, conectados e elétricos. A WABCO continua a ser pioneira em inovações para abordar os principais marcos tecnológicos da mobilidade com veículos de condução autônoma e para aplicar sua extensa experiência para integrar os complexos sistemas de controle e de segurança à prova de falhas, necessários para governar com eficiência e segurança a dinâmica dos veículos em todas as etapas da jornada, na estrada, na cidade e em doca ou estacionamento. Hoje, as principais marcas de caminhões, ônibus e semirreboques em todo o mundo confiam nas tecnologias diferenciadas da WABCO. Movida por sua visão de soluções de transporte sem acidentes e de transporte mais ecológico, a WABCO também está à frente de sistemas avançados de gerenciamento de frota e de serviços digitais que contribuem para a eficiência da frota comercial. Em 2018, com estruturas em 40 países e cerca de 16 mil funcionários, a WABCO registrou vendas de mais de US$ 3,8 bilhões. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com.

Printec Comunicação
Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br