Home  Imagens  Contato  Clássico    
O bom é freio que trava?
Veículo com avançados sistemas de frenagem da WABCO

Por meio do centro de excelência em treinamento técnico WABCO ACADEMY, a WABCO esclarece que o ABS garante a dirigibilidade

São Paulo – Ainda existe o mito de que freio bom é aquele que trava. O motorista supõe que seja melhor estancar o movimento do veículo a trancos e solavancos, o que pode até provocar um acidente. Este conceito é inadequado para os veículos que contam com tecnologia ABS. A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, esclarece esta questão por meio da WABCO ACADEMY, centro de excelência em treinamento técnico. “A filosofia da WABCO ACADEMY é compartilhar conhecimento prático e informações obtidas ao longo de anos de experiência”, diz Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO e responsável pela WABCO ACADEMY América do Sul.

O sistema de freio antitravamento de roda, mais conhecido pela sigla ABS (do inglês Anti-Lock Braking System), foi desenvolvido justamente para evitar que as rodas travem. O ABS é um sistema de segurança ativa adicional, que auxilia o motorista e tem o propósito de mitigar acidentes e assegurar a dirigibilidade durante as frenagens independentemente das condições da pista (se está com óleo, água ou sujeira, por exemplo), para desviar de um obstáculo (quando o freio é acionado para a pressão máxima) ou ter de frear durante uma curva. Em veículos comerciais, seja ônibus, caminhão ou semirreboque, o ABS proporciona uma segurança maior se comparado a veículos apenas com freios convencionais. Ao evitar o travamento das rodas, o ABS mantém a estabilidade e a dirigibilidade do veículo em situações de frenagem de emergência, contribuindo para mitigar derrapagens e a ocorrência do efeito L ou efeito-canivete (giro da parte traseira do semirreboque sobre o cavalo em frenagens bruscas). Além de maximizar a eficiência do freio, uma vantagem importante para o caminhoneiro ou frotista é que, comprovadamente, o ABS faz com que diminua o desgaste dos pneus, contribuindo para reduzir o custo da operação.

No processo de frenagem de veículo com ABS, o motorista pode pisar no pedal sem medo. A velocidade das rodas é monitorada constantemente e, sempre que o motorista acionar o pedal do freio ou o freio do semirreboque, o ABS controla automaticamente a pressão sobre as rodas. Quando o motorista mantém a pressão no pedal, o ABS atua de maneira eficaz para reduzir ao máximo a distância de frenagem. Portanto, a dica é manter o pedal acionado, sem bombear ou liberá-lo ao sentir a pulsação (característica muito comum em veículo com sistema de freio hidráulico, que também pode ocorrer em sistema pneumático). O pulsar no pedal ocorre devido ao controle de pressão exercido pelas válvulas moduladoras do ABS.

Para que o ABS funcione corretamente e tenha longa durabilidade, a WABCO recomenda manter em dia a manutenção do sistema de freio convencional, seguindo as orientações do fabricante, e ficar atento às sinalizações de falhas, observando a lâmpada de advertência no painel do caminhão ou no semirreboque. De toda forma, uma falha no ABS não afeta o funcionamento do sistema de freio convencional. A manutenção deve ser realizada por mecânicos qualificados. A WABCO ACADEMY programa uma série de treinamentos técnicos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controles eletrônicos de freio e de transmissão, produtos desenvolvidos e fabricados pela WABCO para veículos comerciais. São cursos estruturados para desenvolver profissionais, inclusive aqueles envolvidos em processos de manutenção. Os treinamentos estão disponíveis para fabricantes de veículos, frotistas, concessionários, distribuidores e para oficinas Service Partner, a rede de postos de serviços credenciados pela WABCO.

O sistema ABS tornou-se obrigatório no Brasil para todos os veículos fabricados desde 2014. As soluções de ABS da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e rebocados (reboques, semirreboques e dollys), com suspensão pneumática ou de molas, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. A WABCO também fabrica sistema eletrônico de freio (Electronic Braking System – EBS) para rebocados, além de um conjunto de tecnologias inteligentes e inovações de produto que ajudam a tornar os veículos comerciais mais seguros e eficientes. São produtos imprescindíveis para segurança veicular, para conforto e eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

Para mais informações, telefone para 19 2117 5800 ou envie e-mail para academy.brasil@wabco-auto.com e acompanhe o Facebook WABCO Brasil e o Instagram.

WABCO ACADEMY
A WABCO ACADEMY tem o objetivo de manter veículos comerciais operando com o desempenho de segurança máxima ao longo de toda a vida útil. Atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva (oficinas especializadas, distribuidores, frotistas, concessionários e fabricantes de veículos), com treinamentos que reúnem conhecimentos e habilidades para manter os veículos econômicos e seguros na estrada. Ensina a utilizar softwares, hardwares e equipamentos necessários para realizar trabalhos de diagnóstico em sistemas WABCO. Como um centro de excelência, a WABCO ACADEMY dedica-se a dar suporte a diversas áreas de tecnologia para a base global de clientes. Os programas de treinamento são oferecidos em vários idiomas e ministrados em um dos 18 centros de treinamento ao redor do mundo ou em instalações de clientes. Visite o site myWABCO para verificar os cursos disponíveis.

WABCO América do Sul
Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO ACADEMY para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO
A WABCO (NYSE: WBC) é o principal fornecedor global de sistemas de controle de frenagem e tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO está poderosamente “Mobilizando a inteligência veicular” para impulsionar a indústria para o futuro com veículos cada vez mais de condução autônoma, conectados e elétricos. A WABCO continua a ser pioneira em inovações para abordar os principais marcos tecnológicos da mobilidade com veículos de condução autônoma e para aplicar sua extensa experiência para integrar os complexos sistemas de controle e de segurança à prova de falhas, necessários para governar com eficiência e segurança a dinâmica dos veículos em todas as etapas da jornada, na estrada, na cidade e em doca ou estacionamento. Hoje, as principais marcas de caminhões, ônibus e semirreboques em todo o mundo confiam nas tecnologias diferenciadas da WABCO. Movida por sua visão de soluções de transporte sem acidentes e de transporte mais ecológico, a WABCO também está à frente de sistemas avançados de gerenciamento de frota e de serviços digitais que contribuem para a eficiência da frota comercial. Em 2018, com estruturas em 40 países e cerca de 16 mil funcionários, a WABCO registrou vendas de mais de US$ 3,8 bilhões. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com.

Printec Comunicação
Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Editorias: Automóveis e Automotores  Ciência e Tecnologia  Informática  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Eleni Rocha  
Contato: Eleni Rocha  
Telefone: --

E-mail: elenirocha@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release