Home  Imagens  Contato  Clássico
WABCO se uniu ao consórcio ENSEMBLE para desenvolver tecnologias avançadas de segurança de sistemas de comboio para multimarcas em estradas na Europa
Novo logotipo da WABCO

Com a iniciativa, a WABCO pontua outro marco histórico para a indústria rumo a condução autônoma de veículo comercial

BRUXELAS, Bélgica, e HANÔVER, Alemanha, 27 de setembro de 2018 – A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, anuncia na IAA Commercial Vehicles 2018 que se juntou ao consórcio ENSEMBLE para desenvolver tecnologias avançadas de segurança em sistemas de comboio para caminhões multimarcas em estradas na Europa. A iniciativa, somada à estreita colaboração da WABCO com os programas de condução em comboio com dois fabricantes globais de equipamentos originais (Original Equipment Manufacturer – OEM) sediados na Europa, representa um marco histórico para a indústria rumo a condução autônoma de veículos comerciais em estradas.

A WABCO e esses principais clientes fabricantes de equipamentos originais estão contribuindo para o consórcio de inovação ENSEMBLE, que busca desenvolver e demonstrar o sistema de comboio para multimarcas de caminhões na Europa. O consórcio ENSEMBLE, cofundado pela União Europeia, facilitará as tecnologias relacionadas ao sistema de comboio envolvendo caminhões de diferentes fabricantes.

A WABCO diferencia-se ainda mais como sendo a única fornecedora dentro do consórcio ENSEMBLE que é capaz de oferecer soluções prontas para a integração de frenagem e sistemas avançados de assistência ao motorista, necessários para habilitar o sistema de comboio, que permite que caminhões de condução autônoma viajem em pelotão. A WABCO está contribuindo para o consórcio por meio de seus sofisticados recursos de integração de sistemas – um reflexo do domínio de sua especialização e liderança em tecnologia.

A WABCO apoiará o desenvolvimento e testes do consórcio ENSEMBLE para a utilização do sistema de comboio em caminhões de diversas marcas, fornecendo algoritmos e melhorias de conectividade para os sistemas autônomos de frenagem de emergência (Autonomous Emergency Braking Systems – AEBS) OnGuard™, da WABCO, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (Active Cruise Control – ACC) e sistema eletrônico de frenagem (Electronic Braking System – EBS) da WABCO. Isso ajuda a dar respostas mais rápidas para sistemas dinâmicos e de estabilidade, permitindo assim uma distância de até 0,5 segundo entre cada caminhão. A WABCO é o primeiro fornecedor independente de OEM de sistemas ativos de mitigação de colisão e autônomo de frenagem de emergência, com mais de 450.000 sistemas de segurança OnGuard vendidos em todo o mundo.

Além disso, a inovadora funcionalidade de frenagem avançada da WABCO oferece agora uma valiosa estimativa de desempenho de frenagem. Isso, juntamente com o uso inovador de um link para comunicação entre veículos, da WABCO, ajuda na melhor formação em fila de dois ou mais caminhões, permitindo combinações de multimarcas de caminhões para viagem em comboio. O consórcio ENSEMBLE tem como objetivo o desenvolvimento de soluções criadas com o objetivo de lançamento em série no mercado o mais rápido possível.

\"Estamos muito satisfeitos em colaborar com nossos clientes OEM para ajudar a pavimentar o caminho para a adoção do sistema de comboio para multimarcas de caminhões em estradas na Europa\", diz Jorge Solis, presidente da WABCO para a divisão de fabricantes de equipamentos originais de ônibus, caminhão e carro. “Também estamos orgulhosos em contribuir para o sucesso futuro do consórcio de inovação ENSEMBLE, trazendo nossa tecnologia líder em soluções de condução autônoma, que realçam a segurança, a eficiência e o desempenho de veículos”.

“Este desenvolvimento estratégico na Europa é mais um exemplo de como a WABCO está mobilizando a inteligência veicular para impulsionar nossa indústria rumo a um futuro cada vez mais de veículo conectado e de condução autônoma. Há mais de uma década, a WABCO já previa tecnologias para pelotões de veículos comerciais que permitissem que a mistura de várias combinações de cavalos mecânico e semirreboque seguissem umas às outras com segurança quando em velocidade na estrada”, acrescenta Solis.

Embora o foco inicial seja a Europa, a WABCO também espera lançar suas inovações relacionadas a sistemas de comboio em outras regiões, incluindo a China e a América do Norte.

Dentro do ecossistema de transportes em todos os setores da indústria, o pelotão de veículos comerciais pode melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões devido à redução do arrasto aerodinâmico, já que os caminhões viajam em fila. A WABCO estima que uma configuração de comboio, com dois caminhões operando a uma distância segura, pode melhorar a economia de combustível das frotas comerciais em mais de sete por cento.

Além disso, os caminhões e semirreboques equipados com tecnologias aerodinâmicas OptiFlow™, da WABCO, podem conseguir um adicional em economia de combustível de até sete por cento na Europa.

Financiado de forma conjunta por uma iniciativa pública e corporativa, espera-se que o consórcio ENSEMBLE demonstre o sistema de comboio de caminhões multimarcas em vias públicas em 2021 e avalie o impacto deste sistema na infraestrutura, em relação a segurança na estrada e fluxo de tráfego. O financiamento da União Europeia é feito por meio do Horizon 2020, o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia.

WABCO na IAA Commercial Vehicles 2018
A WABCO apresenta tecnologias e serviços líderes da indústria que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais em todo o mundo na IAA Commercial Vehicles 2018. Isso inclui as mais recentes tecnologias em frenagem, assistência avançada ao motorista, soluções de gerenciamento de frota e aerodinâmica.

Visite a WABCO na IAA Commercial Vehicles 2018
Estande B10, corredor 16
Deutsche Messe, em Hanôver, na Alemanha
De 20 a 27 de setembro de 2018, das 9h às 18h.

Demonstrações ao vivo da WABCO no \'New Mobility World\'
Diariamente, a WABCO demonstra as mais recentes tecnologias de aerodinâmica para veículos comerciais, um avançado sistema de segurança eletrônica, bem como as mais novas soluções de gerenciamento no transporte de carga. Também em exibição durante as demonstrações, a WABCO destaca o protótipo e-Trailer que mostra o futuro da eletrificação do semirreboque. Visite “New Mobility World Live” na área de exposições ao ar livre, ao norte do pavilhão 26.

Palestrante da WABCO no fórum \"New Mobility World\"
Evento: A nova era de dados inteligentes e telemática inteligente
Tema: Tecnologias inteligentes para combater crimes contra cargas em veículos
Palestrante: Christiaan Verschueren, vice-presidente para sistemas de semirreboque, da WABCO.
Data: 27 de setembro de 2018, das 10h às 11h
Pavilhão 11, Seção D

WABCO
A WABCO (NYSE: WBC) é o principal fornecedor global de sistemas de controle de frenagem e tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO está poderosamente “Mobilizando a inteligência veicular” para impulsionar a indústria para o futuro com veículos cada vez mais de condução autônoma, conectados e elétricos. A WABCO continua a ser pioneira em inovações para abordar os principais marcos tecnológicos da mobilidade com veículos de condução autônoma e para aplicar sua extensa experiência para integrar os complexos sistemas de controle e de segurança à prova de falhas, necessários para governar com eficiência e segurança a dinâmica dos veículos em todas as etapas da jornada, na estrada, na cidade e em doca ou estacionamento. Hoje, as principais marcas de caminhões, ônibus e semirreboques em todo o mundo confiam nas tecnologias diferenciadas da WABCO. Movida por sua visão de soluções de transporte sem acidentes e de transporte mais ecológico, a WABCO também está à frente de sistemas avançados de gerenciamento de frota e de serviços digitais que contribuem para a eficiência da frota comercial. Em 2017, com estruturas em 40 países e cerca de 15 mil funcionários, a WABCO registrou vendas de US$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com. Para ver o relatório anual, acesse ar.wabco-auto.com.

WABCO América do Sul
Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO Academy para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

Printec Comunicação
Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br