Home  Imagens  Contato  Clássico
Estudantes de Ribeirão Preto e região visitam exposição “Água Nossa de Cada Dia”
...

A quinta-feira (7/10) seguiu movimentada no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, com a visita de estudantes à exposição “Água Nossa de Cada Dia”, evento extensivo à 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada no final de agosto. Desta vez, a importância da água - o ouro líquido do planeta - e as implicações que a falta de respeito a esse recurso impõe, seja pela via do desperdício ou de sua contaminação, foi vista e refletida pelos alunos do Colégio Tom Jobim, de Cravinhos.

Alunos do quarto e quinto ano da escola, com idade entre 10 e 11 anos, puderam vivenciar a proposta imersiva da exposição, com projeções audiovisuais, apresentação de dança e música, a partir da interatividade de três obras literárias: \"Vinte Mil Léguas Submarinas\", de Júlio Verne; \"Não Verás País Nenhum\", de Ignácio de Loyola Brandão e \"A Água e a Águia\", de Mia Couto.

Além do importante caráter educativo do evento, a visita dos estudantes é pelo viés da socialização nesse início de retomada das atividades sociais após um ano e meio de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No caso do Colégio Tom Jobim, a ida ao RibeirãoShopping para ver a exposição “Água Nossa de Cada Dia”, foi o primeiro passeio promovido pela direção após o retorno das aulas presenciais. E, claro, a adesão dos alunos foi de 100%. “A expectativa era alta, tanto dos estudantes, como dos pais”, conta Felipe Alexandre Mussolini, professor de Educação Física.

Julia Pratali Azraka, de 11 anos, se interessou pelas danças, vídeos e o tema da água. “Queria pedir para as pessoas não desperdiçarem e cuidarem mais da água”, disse a menina. O colega Nicola Lopes da Fonseca, 10, todo antenado, mandou recado dando dicas de economia de água e estabelecendo uma ponte com a dengue. “Não devemos deixar a água parada e fechar a torneira mais cedo, quando formos escovar os dentes”, ensina.

A professora Maria Cristina Silva, responsável pelas disciplinas de Português, História, Geografia e Filosofia, contou que o colégio Tom Jobim realiza projetos sobre a água durante as aulas e isso facilitou a assimilação dos alunos diante do que viram na exposição. “Em Geografia, acabamos de trabalhar a região Centro-oeste do Brasil, que é tida como a caixa d’água do país. Então, eles estão por dentro do assunto e foi uma experiência enriquecedora”, atesta a professora, afirmando que as crianças são mais fáceis de ensinar do que os adultos.
“A criança entende a preocupação com a água e a vida marinha, em não jogar lixo em locais errados. E elas precisam ensinar os adultos”, enfatizou Maria Cristina. A professora ainda destacou a importância da continuidade do trabalho com a temática da água junto às crianças, tanto na escola, como em casa. “É plantar essa semente e regá-la todo dia. A água é uma constante preocupação e devemos continuar abordando esse assunto”, finalizou.

A também professora Silmara Trindade Caldano, que leciona História, Geografia e Língua Portuguesa, concorda. “É fundamental as crianças aprenderem sobre a água, como foi feito aqui. A partir dessa consciência, mudamos essa geração. Cabe a nós mudarmos e ensinarmos, para melhorarmos o futuro dessa geração”, arrematou Silmara.

Educação e Literatura
A exposição imersiva “Água Nossa de Cada Dia” também é aberta para o público adulto, com incentivo da organização para visitas familiares. A presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, ressalta que o evento é um projeto educativo, que mostra a utopia da água através de uma viagem literária. “É um passeio para toda família. A ideia é despertar o público visitante para a conscientização ambiental e tratar de um tema tão atual e importante que é a água. Além disso, há o fomento à leitura e à valorização cultural local”, salienta Dulce.

Agendamento
Tanto escolas, como o público em geral, podem agendar as visitas à exposição por meio da plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com. O evento conta também com sessões de contações de histórias, realizadas na Praça de Eventos B do RibeirãoShopping também até o dia 12 de outubro, sempre às 14h, 16h e 19h, comandadas pelas contadoras Monalisa Machado, Lorena Ramos e Poliana Savegnago.

SERVIÇO 1
“Água Nossa de Cada Dia” | Exposição Audiovisual
Data: 5 a 12 de outubro
Horário: 15h, 17h, 18h30 e 20h
Local: Centro de Eventos do RibeirãoShopping
Endereço: Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 - Jardim California - Ribeirão Preto (SP)

SERVIÇO 2
“Água Nossa de Cada Dia” | Festival de Contação de Histórias
Data: 5 a 12 de outubro
Horário: 14h, 16h e 19h
Local: Praça B, em frente à Riachuelo, do RibeirãoShopping

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2021, a Feira realizou a sua 20ª edição em ambiente digital, seguindo protocolos da pandemia do novo Coronavírus. A previsão é que a 21 ª edição aconteça em agosto de 2022 e possivelmente em sistema híbrido, conforme orientação de autoridades locais e federais.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia

Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada