Home  Imagens  Contato  Clássico    
Curso virtual ensina como preparar a casa e a vida para o final de ano
...

Belo Horizonte (MG), 10 de dezembro de 2019 – Como usar a sabedoria das avós e tias para preparar o ambiente do lar e o coração de seus moradores com os melhores propósitos? São estes ensinamentos que o minicurso Casa Natural Natal e Ano Novo propõe em uma base online de 2h30 horas de aulas. O curso é ministrado pelo arquiteto e escritor Carlos Solano e traz as receitas de viver bem da cultura popular, bem como os relatos de várias avós e de dona Francisca, mestra do arquiteto nas artes de cuidar da casa.

O curso estará disponível para acesso a partir do dia 12 até o dia 31 de dezembro e pode ser feito em duas etapas. A inscrição dá direito ao usuário a dois acessos em datas e horários de sua escolha.

Através de videoaulas, o arquiteto apresenta uma introdução de 30 minutos, a respeito do vocabulário básico dos ensinamentos que resgatou da sabedoria popular. Nesta abertura, ele destaca o sentido das ervas e flores, em especial para pessoas que não têm este conhecimento. No decorrer do material, Solano mostra algumas adaptações de receitas do curso Casa Natural para as épocas de Natal e Ano Novo, com reflexões sobre esse período do ano. Segundo Solano, neste curso o participante vai aprender a preparar a casa e o coração para as duas maiores festas do ano. “Na pureza do interior deste país, os cuidados com a casa ganham muitos sentidos, pois a natureza, os festejos e tradições, as artes e a sabedoria das avós estão ali para inspirar”.

Solano é natural de Bela Vista (MS), mas vive desde criança em Minas Gerais. É autor dos livros Casa Natural (Edição do Autor/2014), que partilha receitas de cuidados com a casa do ponto de vista da cultura popular (volume I) e terapias ambientais (volume II); Casa Nossa De Cada Dia (Editora Laszlo/2016), no qual nos mostra seus projetos de arquitetura e os aprendizados de cada um, acessíveis ao público em geral. Ainda publicou o livro Feng Shui / KanYu – Arquitetura Ambiental Chinesa (Editora Pensamento/2000) e, em parceria com a paisagista Sandra Siciliano, o livro Nossas Árvores – o resgate do sagrado, em 2015. Ele também foi colunista da revista Bons Fluidos (Editora Abril/Caras) por 10 anos.

Experiência
Os ensinamentos propostos pelo arquiteto Carlos Solano no microcurso virtual são embasados na sua longa experiência profissional. Ele conta que, desde a sua época na universidade já se interessava por uma arquitetura paralela, como a Bioarquitetura. O arquiteto sempre teve interesse por essa área da ecologia e por uma “arquitetura terapêutica”. Essa tendência foi definindo a sua trajetória de vida. Na década de 80 passou uma temporada em Findhorn, uma ecovila na Escócia, experiência que revolucionou a sua busca pessoal e profissional e o direcionou a outros movimentos e trajetos. Até voltar para Belo Horizonte e se encontrar de novo na arquitetura.

Um atalho que redimensionou a jornada de Solano foi o trabalho com o Feng Shui. “Fiquei encantando com o conhecimento desta prática muito sensível, um dos ramos da Medicina Chinesa, a Medicina da Habitação”. Buscando avançar neste conhecimento, ele foi para Inglaterra, China, Nepal, Tibete, Portugal e outros lugares. Todo aprendizado adquirido já foi traduzido em livros sobre arquitetura, paisagismo, Feng Shui, moradia e registros que resgataram a cultura popular.

Percepção das raízes
Um convite feito ao arquiteto estabeleceu em sua vida uma conexão definitiva com a cultura popular. O fato ocorreu quando Carlos Solano passou a assinar uma das colunas mensais da revista Bons Fluídos, da editora Abril. “Escrevi essa coluna por 10 anos e busquei outros olhares sobre cuidados com a casa, sob o ponto de vista de terapias ambientais e acabei direcionando meus artigos para os saberes populares”.

Esse trabalho o aproximou de pessoas que viviam em vilarejos, comunidades afastadas do ambiente urbano. “Eu ia conversar com as pessoas mais idosas e procurava saber das histórias e das receitas de cuidados com a casa e vida. Fui atrás das erveiras, benzedeiras, parteiras e aprendi muito”.

Essa vivência o fez descobrir um mundo novo. “Com o tempo, fui percebendo como essas pessoas guardam o ritmo de vida, a tradição de saberes, diferentes do conhecimento das pessoas das cidades grandes”, destaca.

Os artigos renderam um material que virou uma edição especial da revista. Depois avançou numa proposta de curso, tornando-se mais tarde um livro e, em seguida, surgiram outros eventos relacionados como o curso Casa Natural Nacional – Dias de Visita.

SERVIÇO:
O que: Microcurso – Casa Natural Natal e Ano Novo
Quando: Disponível pela Internet de 12 a 31/12/2019 – mediante inscrições
Informações e inscrições:
https://hotm.art/CasaNaturalNataleAnoNovo


Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Colaboração: Nadine Barros Ramalho e Gabriel Todaro

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Estética e Beleza  Feminina  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

E-mail: valter@verbo.jor.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release