Home  Imagens  Contato  Clássico
Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial aponta queda em lançamentos
Setor de bebidas é destaque

O resultado do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial para o mês de setembro apresentou queda de 1,1% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda foi de 5,5%. Na comparação com setembro do ano anterior, o índice apresentou queda de 14,3%. A mesma tendência foi identificada no acumulado de janeiro a setembro 2019, onde o índice recuou 1,7% na comparação com o mesmo período de 2018.

\"O desempenho do índice para o mês de setembro apresentou valores abaixo dos resultados obtidos em 2018 e na comparação com o mês de agosto deste ano. Esse movimento ocorre respectivamente devido à forte recuperação observada no ano passado para o período e a tendência natural de desaceleração no lançamento de novos produtos para o mês atual\", afirma Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Entenda o Índice GS1

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

• ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
• DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
• O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
o Todo 1º dia útil do mês
o Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
o Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
o Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
o Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
o Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria

Editorias: Alimentos  Economia  Industria  Negócios  Serviços