Home  Imagens  Contato  Clássico
Homenagem aos 200 anos da Igreja de N. S. do Patrocínio
...

Coral Vozes de Itu cantará obras do Padre Jesuíno no Mercado Municipal

No próximo domingo, dia 8 de novembro às 10h. o Coral Vozes de Itu apresentará um concerto histórico que abre as comemorações do bicentenário de inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. A iniciativa conjunta com o Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu, Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu e Irmãs de São José, revela a obra musical de dois compositores que atuaram naquela igreja, no tempo da sua inauguração, padre Jesuíno do Monte Carmelo e Miguel Dutra.

A igreja do Patrocínio foi inaugurada na festa de sua padroeira, no segundo domingo de 1820, quando o seu construtor, o padre Jesuíno já havia falecido. Foi uma das maiores celebrações religiosas que se tem notícia na história de Itu.

A música para as celebrações, infelizmente se perdeu. Na apresentação o Coral Vozes de Itu cantará obras dos dois compositores, que eram próprias para as novenas de devoção à Virgem Maria. As obras foram transcritas pela Profª. Lenita Nogueira (UNICAMP), Profª. Cláudia Polastri (UNESP) e pelo Prof. Luis Roberto de Francisco (Museu da Música – Itu).

Padre Jesuíno (1764-1819) era natural de Santos e atuou em Itu toda a vida adulta. Depois de viúvo se tornou padre e esteve à frente de uma comunidade religiosa para a qual construiu a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. Miguel Dutra (1812-1875) nasceu em Itu e viveu na cidade até os 35 anos. Depois, residiu dois anos em Itatiba e se radicou em Piracicaba, onde também foi agente cultural importante.

No concerto, as obras musicais serão apresentadas em diálogo com uma narrativa histórica sobre o tempo dos compositores e a sua relação com a Igreja do Patrocínio.

O Coral Vozes de Itu se apresentará com grupo reduzido, de dez cantores, com máscara de proteção e distanciamento. O concerto faz parte da série Concertos Históricos de Itu e tem entrada franca.

Concerto – Bicentenário da Igreja do Patrocínio
Mercado Municipal de Itu
8 de novembro, domingo, 10h.
Entrada Franca

Raul Machado Carvalho – Editor