Home  Imagens  Contato  Clássico    
Dia da Mata Atlântica – 27 de maio – Itu colabora com o plantio de mudas
Entrada do Centro de Experimentos Florestais na Estância Turística de Itu

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, instalada numa fazenda na Estância Turística, de Itu de propriedade da Heineken Brasil, completa 12 anos de trabalhos com diversos motivos para comemorar. Neste período, a iniciativa produziu mais de 4.5 milhões de mudas de diferentes espécies florestais nativas da Mata Atlântica, recebeu 48 mil visitantes, elaborou mais de 40 pesquisas e estabeleceu parcerias com mais de 300 empresas.

A fazenda foi cedida em comodato em 2007 para a SOS Mata Atlântica. A área tem mais de 500 hectares e teve mais da metade dela recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, 12 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que alcançam 10 metros de altura.

A partir de outros projetos de pesquisa, realizados em parcerias com universidades, pode-se considerar o espaço como refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves identificadas. No local, também são realizadas ações de educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação.

Como era antes

Uma fazenda na Estância Turística de Itu, que já teve diferentes vocações – como produção de café e criação de gado – hoje é um exemplo claro de que a restauração da floresta pode trazer inúmeros benefícios para a vida. Uma política claramente contrária ao desastre do desmatamento no país.

Hoje, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica sedia as iniciativas de restauração florestal da Fundação SOS Mata Atlântica. Além disso, a instituição promove ações de educação ambiental, pesquisa e capacitação técnica em parceria com universidades.

No Centro, funciona um viveiro com capacidade de produzir, anualmente, 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica, que são implantadas em projetos na região e dentro da própria fazenda,

As atividades do Centro mostram que conservar os recursos naturais e restaurar os ecossistemas da Mata Atlântica é algo possível, e contam com a participação de um amplo corpo de funcionários, como engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas. Os ótimos resultados desse trabalho se refletem no retorno à vida de nascentes e o aumento da presença de animais na região.

O local é a base dos projetos de restauração da ONG com um viveiro onde são produzidas 750 mil mudas por ano de 110 espécies nativas da Mata Atlântica e que são levadas aos projetos da ONG em um raio de 200 km. Para iniciativas mais distantes, viveiros parceiros fornecem a muda para o plantio.

“Esses resultados mostram como a restauração florestal vale a pena para fazer da área recuperada um ambiente funcional, com a presença da biodiversidade regional e que exerça serviços ecossistêmicos – como sequestro de carbono e recuperação de paisagens naturais – como a floresta exercia em seu estado original“, afirma Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica.

História

Ao longo de sua história, a Fundação SOS Mata Atlântica plantou cerca de 40,5 milhões de árvores da Mata Atlântica, boa parte delas produzidas no Centro de Experimentos Florestais de Itu. Mais de 500 municípios já receberam ações de restauração da ONG. Importante lembrar que restam somente 12,4% da área original de Mata Atlântica e zerar o desmatamento não é suficiente para reduzir os riscos atuais e futuros das mudanças climáticas e desabastecimento de água.

Além disso, desde 2010 é desenvolvido no espaço do Centro de Experimentos um projeto de educação ambiental para escolas e grupos de Itu e região, que já recebeu mais de 48 mil pessoas e tem como principal objetivo proporcionar experiências com a natureza e diálogos sobre questões socioambientais. O Centro de Experimentos ainda conta com trilha educativa, jardim sensorial e o Centro de Interpretação que possui atividades lúdicas e interativas, levantando questões sobre o tema socioambiental.


Para aquisição de mudas, ou outras informações, entre em contato com o Centro de Experimentos Florestais através do site http://www.sosma.org.br
Telefone: (11) 4013-2551
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118. Itu-SP




http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Mídia  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

E-mail: raul.mcarvalho@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release