Home  Imagens  Contato  Clássico
3 destinos perto de São Paulo para passear de carro no feriado de Páscoa

A Páscoa é um dos grandes feriados para uma esticada de carro com a família. Melhor ainda se o roteiro que sugerimos fique perto de São Paulo. Nada além de 100 km. A idéia é pegar a “estrada dos romeiros” que pode ser acessada no quilômetro 23 da Rodovia Castello Branco, em direção ao interior.

Primeiro o turista vai passar por Santana de Parnaíba, uma relíquia da arquitetura colonial bem conservada em seu centro histórico com diversas casas de estilo bandeirantista do século XVII.

Seguindo em frente, depois de 14 quilômetros vem Pirapora do Bom Jesus, destino de muitas romarias e carregadores de cruzes que a pé pregam a fé pela estrada dos romeiros. A Semana Santa é o auge desse movimento.

Depois, na sequência da estrada, surge Cabreúva, famosa por seus alambiques. Agora sim, começa a sugestão de roteiro para a Páscoa. No km 90 da rodovia dos romeiros o viajante vai encontrar a Fazenda do Chocolate, nada mal para comemorar a Páscoa.

Trata-se de um empreendimento, de grande atração para os mais jovens por abrigar um mini zoo com “bichos” que muitas crianças nunca viram de perto como galinhas, vacas, cabritos, pavões, araras, e até carpas vermelhas.

No fim da linha o turista chega à Estância Turística de Itu onde pode desfrutar de um Centro Histórico com imenso patrimônio de casario no estilo colonial, igrejas barrocas dos séculos 18 e 19, prédios históricos como o Museu Republicano, Museu da Energia, Mercado Municipal, lojas das coisas grandes, tradição da cidade e alguns antiquários.

Outros atrativos são o Parque do Varvito, testemunho da existência de geleiras há 230 milhões de anos. Os museus do quartel, do Memorial da Santa Casa, Museu da Música, só aberto aos domingos das 9 às 13 h, as instalações da Fábrica São Luiz, antiga tecelagem, hoje centro cultural e o Museu da Fábrica de Artes Marcos Amaro, onde imperam obras modernistas gigantes.

Por fim, é só escolher um dos grandes restaurantes com cardápios de tradição italiana e de comida caipira.

grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor