Home  Imagens  Contato  Clássico
A posse de novo acadêmico na Academia Ituana de Letras

A Academia Ituana de Letras recebeu, em sessão solene, no dia 29 de fevereiro, seu mais novo integrante, o Prof. Paulo César Garcez Marins. O historiador da Universidade de São Paulo discursou por cerca de 30 minutos sobre o seu patrono, Diogo Feijó e sua importante ligação política e cultural com Itu.

Falou também de sua antecessora, a acadêmica Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, falecida em maio do ano passado, lembrando a participação vital da pesquisadora na manutenção da vida cultural ituana por cerca de trinta anos.

Logo após ler o termo de compromisso e receber as insígnias acadêmicas, o acadêmico Paulo Marins foi saudado pela colega Maria Lúcia Caselli que além de tratar da formação e produção de livros do empossado, lembrou sua forte ligação com a Estância Turística de Itu e seu interesse na preservação do patrimônio local.

O evento, organizado pela Acadil no Centro de Estudos do Museu Republicano, contou com representantes de diversas entidades locais, unidades de ensino, associações culturais e da própria USP. Participaram familiares do Prof. Paulo Marins e da Profª. Maria de Lourdes Sioli. Também prestigiou a cerimônia o pianista colombiano Daniel Lazala, que executou ao piano obras relacionadas com o patrono e o novo acadêmico.

A Acadil conta com trinta e quatro membros e se reúne mensalmente.

grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho - Editor