Home  Imagens  Contato  Clássico    
No dia da Saúde Ocular, especialista dá dicas de cuidados para a boa visão
...

Para manter a boa saúde e evitar complicações, os olhos também precisam de cuidados específicos e, no Dia da Saúde Ocular (10 de julho), Fernando Naves, coordenador do setor de Oftalmologia do Hospital Santa Casa de Mauá, explica que é importante adotar algumas medidas simples, mas eficazes, já que muitas doenças oculares, se identificadas precocemente, podem ser tratadas da maneira correta, evitando a perda da visão.

As doenças mais comuns são catarata, glaucoma, ametropias, ceratocone e degeneração macular relacionada à idade. Para preveni-las, seguem alguns conselhos médicos:

- As consultas ao oftalmologista devem ser feitas ao menos uma vez no ano, assim como os exames de rotina que podem diagnosticar doenças. A partir dos 50 anos, é preciso aumentar a sua frequência. As crianças pequenas também devem ter seus olhos examinados regularmente.

- Dormir pouco pode ser prejudicial à visão. O ideal é dormir cerca de oito horas por dia a fim de evitar o cansaço dos olhos, que causam vermelhidão ocular, vista cansada e inchaço. Outra dica, especialmente para quem passa muito tempo no computador ou olhando algum ponto fixo, é descansar a vista regularmente ao longo do dia, pois a prática ajuda a reduzir a fadiga ocular, dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, entre outros.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Mesmo sendo metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, favorecendo o envelhecimento precoce das células oculares.

- Hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo. Uma dieta rica em vegetais, principalmente espinafre e couve, é importante para a saúde dos seus olhos, já que esses alimentos possuem carotenóides, como luteína e zeaxantina, que ajudam a diminuir a degeneração natural. Pesquisas também mostraram que ômega 3 traz benefícios à saúde ocular. Outro alimento rico em luteína é a gema do ovo, desde que cozida.

- Fumar aumenta o risco de desenvolver a degeneração macular, danos no nervo óptico e alguns tipos de catarata. O tabaco tem substâncias que alteram o metabolismo das estruturas oculares e aceleram o envelhecimento, aumentando o risco de doenças na visão.

- Não esqueça dos óculos de sol, os quais devem ser escolhidos da forma correta para ajudar a proteger a retina das radiações solares e de uma série de problemas de visão, inclusive da catarata. Prefira aqueles que bloqueiam 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B.

- Um ato simples de coçar os olhos causa riscos para a visão e a pressão na área pode causar lesões e doenças mais graves. Além disso, as mãos têm impurezas que levam bactérias para os olhos, desenvolvendo conjuntivite bacteriana ou ferimentos graves.

- Evitar o sobrepeso. O obeso tem o risco de desenvolver Diabetes e outras condições que levam à perda da visão, como retinopatia diabética ou glaucoma.

- O uso regular de colírios lubrificantes evita irritações que podem levar a patologias mais sérias e também permite clareza do foco visual.

“Aproveitando que estamos no Inverno, também é importante estar atento a ele, já que o frio e o tempo seco aumentam alguns distúrbios oftalmológicos como as crises alérgicas, a conjuntivite e a síndrome do olho seco”, explica o oftalmologista Fernando Naves.

O Hospital Santa Casa de Mauá acaba de completar 55 anos de fundação e está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/




Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Luciana Ponteli
mprossi@uol.com.br
(11) 9.3099-1964
http://www.mprossi.com.br

5/7/2021

Editorias: Feminina  Masculino  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: MP & Rossi Comunicações  
Contato: MP & Rossi Comunicações  
Telefone: 11-44368408-

E-mail: mprossi@uol.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release